HMPL recebe doação de elmos que ajudam a evitar intubação em pacientes com dificuldade de respirar

O Hospital Municipal Padre Libério (HMPL), exclusivo para atendimento a pacientes com suspeita ou confirmados com Covid-19, recebeu da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) três Elmos. O equipamento é uma invenção brasileira, sendo um suporte de ventilação não invasivo.

Segundo estudos, evita em até 60% as intubações, auxiliando ainda na recuperação do pulmão do paciente com síndrome respiratória aguda.

Ascom Prefeitura de Pará de Minas / Divulgação

O paciente que está na enfermaria, por exemplo, o quadro clínico só agrava e ele tem problemas respiratórios necessitando de uma UTI, pode usar o capacete e ter uma melhora no quadro.

Segundo os desenvolvedores, que são do Ceará, “o capacete Elmo oferece uma pressão positiva contínua nas vias aéreas ao mesmo tempo em que oferta uma quantidade de oxigênio em níveis elevados. Dessa forma, além de melhorar o quadro respiratório do paciente, o mecanismo permite ser utilizado fora de leitos de UTI, ser também desinfectado e reutilizado”.

O secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty destaca o benefício que o equipamento traz para o paciente:


Wagner Magesty

wagmagelmo1

Raphael Santos é fisioterapeuta respiratório e responsável pelo setor no Hospital Municipal Padre Libério. O equipamento recebido pelo HMPL ajuda especialmente os pacientes, retardando a intubação, e protege também os trabalhadores da saúde:

Raphael Santos
raphaelsantoselmo1

O Elmo foi uma iniciativa da Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O equipamento tem custo médio de R$ 1.200,00 e foi adquirido pela FIEMG com apoio de empresas para ajudar no enfrentamento à Covid-19.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!