Quaresma é tempo de reflexão para mudar o que está errado e padre explica diferença entre jejum e abstinência
A Quaresma é um tempo de conversão, com 40 dias voltados a preparar os católicos para a festa da Páscoa, com a ressurreição de Jesus Cristo. Trazendo para a reflexão, é o momento de mudar o que está errado para que todos sejam melhores e poder viver mais próximo de Cristo.
O período tem início na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Depois começa a Semana Santa, também preparando os cristãos para a morte e ressurreição de Jesus.
Na igreja católica, a cor que simboliza o momento é roxo, que significa luto e penitência.
A data também é marcada pelo convite à mudança e também ao jejum e oração. No caso do jejum, muitos ainda confundem sobre como e quem deve fazê-lo.
O Portal GRNEWS ouviu o administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, padre Charley Marcelino Silva, que explica as diferenças entre jejum e abstinência. O jejum por exemplo, é diminuir a quantidade de algo ingerido, como carnes e bebidas:
Charley Marcelino Silva
charlmarcsquarjejum1
Já a abstinência é deixar de ingerir algo ou se privar de alguma atitude. E é neste momento que a caridade entra, como confirma padre Charley Marcelino Silva:
Charley Marcelino Silva
charlmarcsquarjejum2
Padre Charley lembra ainda que muitos fazem jejuns e se abstém de várias coisas até a noite da Sexta-feira da Paixão. Quando chega o sábado se esbaldam em um momento que deveria ser de vigília e oração:
Charley Marcelino Silva
charlmarcsquarjejum3
E durante a Quaresma é preciso intensificar as orações e participar das celebrações:
Charley Marcelino Silva
charlmarcsquarjejum4
Em 2021 a Páscoa será comemorada no dia 4 de abril.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.