Recorde de vagas e novas regras para o Sisu 2026. Inscrições começam dia 19

O Ministério da Educação (MEC) oficializou as diretrizes para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026, que promete ser a maior edição já registrada na história do programa. Com a publicação do Edital nº 29/2025 no dia 23 de dezembro, o governo federal detalhou o cronograma e as mudanças estruturais que visam ampliar o acesso ao ensino superior público. Ao todo, serão oferecidas 274,8 mil vagas distribuídas em mais de 7 mil cursos, abrangendo 136 instituições de ensino em todo o território nacional.

Calendário e inscrições para o próximo ano
Os estudantes interessados em ingressar em uma graduação gratuita devem ficar atentos ao prazo, que é curto. As inscrições começam no dia 19 de janeiro de 2026 e seguem até o dia 23 do mesmo mês. Todo o processo deve ser realizado de forma digital, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Cada participante poderá escolher até duas opções de graduação. Assim como ocorreu no último ciclo, o Sisu 2026 terá uma etapa única de inscrição para as vagas de todo o ano letivo, abrangendo cursos com início tanto no primeiro quanto no segundo semestre.

Aproveitamento das melhores notas do Enem
Uma das principais novidades para esta edição é a flexibilidade no uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio. A partir de agora, o sistema passará a considerar o desempenho do candidato nas três edições mais recentes do exame (2023, 2024 e 2025). O próprio sistema se encarregará de selecionar automaticamente a edição em que o estudante obteve a melhor média ponderada, de acordo com os critérios do curso escolhido. Para ter validade, o candidato não pode ter zerado a redação nem ter realizado a prova na condição de treineiro.

Resultados e manifestação de interesse na lista de espera
O cronograma estabelece que o resultado da chamada regular será publicado no dia 29 de janeiro de 2026. Os selecionados deverão efetuar a matrícula a partir de 2 de fevereiro, seguindo as orientações de cada instituição. Para aqueles que não forem convocados de imediato, o período para manifestar interesse na lista de espera também se inicia em 29 de janeiro, estendendo-se até 2 de fevereiro. Essa lista será a ferramenta utilizada pelas universidades para preencher vagas remanescentes ao longo de todo o ano.

Critérios de seleção e políticas de ações afirmativas
O edital reforça o compromisso com a equidade através da Lei de Cotas e de ações afirmativas específicas de cada instituição. Durante a inscrição, é obrigatório o preenchimento de um formulário socioeconômico e a indicação da modalidade de concorrência desejada. O MEC enfatiza que as atualizações nas regras buscam modernizar o sistema, garantindo maior transparência e segurança jurídica para os estudantes, além de assegurar que as vagas públicas sejam ocupadas de forma eficiente por quem já concluiu o ensino médio. Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!