Pará de Minas continua em 1º lugar no ranking e PM diz que população é fundamental na redução de crimes

Em julho o Governo de Minas anunciou números positivos em relação à segurança pública no estado, alcançando os menores índices de criminalidade violenta dos últimos oito anos.

O primeiro semestre de 2019 teve 12.608 crimes registrados a menos que o mesmo período do ano passado. Todos os crimes monitorados pelo Observatório de Segurança Pública Cidadã, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que totalizam nove, foram reduzidos, além dos registros de extorsão, lesão corporal e furto, que também sofreram queda histórica.

Em todo Estado de Minas Gerais, no primeiro semestre, foram 1.283 homicídios consumados registrados, 114 ocorrências de sequestro e cárcere privado, 599 estupros e 118 tentativas do crime.

Pará de Minas também acompanha essa redução na criminalidade violenta. Dados da Sejusp mostram que o município teve, nos primeiros oito meses deste ano, oito homicídios consumados registrados. Um em fevereiro, três no mês de março, um em abril, outro em julho e um em agosto. O último aconteceu em outubro. Foram três tentativas de homicídio.

Quanto aos crimes monitorados, está entre eles, a extorsão mediante sequestro, e Pará de Minas não registrou nenhum até agora. Quanto aos roubos consumados, o município teve 127 registros.

Três pessoas foram estupradas em Pará de Minas nos meses de junho, julho e agosto e quanto ao estupro de vulnerável foram seis registros e compreende-se por vulnerável menores de 14 anos ou pessoas com algum tipo de deficiência.

No total, Pará de Minas reduziu tanto no Município quanto nas cidades sob responsabilidade da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar, 26,8% no número de crimes, somente no primeiro semestre. Com os novos dados repassados pelo comando da PM, totaliza-se 50,21% de crimes reduzidos na cidade em todo o ano.

Sobre a redução da criminalidade em Pará de Minas, a reportagem do Portal GRNEWS conversou com o assessor de comunicação da unidade, sargento Paulo Roberto Giardullo Pinto. Ele salienta que este resultado levando Pará de Minas para o 1º lugar no estado em redução de criminalidade, deve-se ao empenho de militares e várias parcerias, inclusive com a população:

Paulo Roberto Giardullo Pinto
paulogiardulloreduzcrime1


Desde que chegou a Pará de Minas para comandar a 19ª Companhia, tenente-coronel Paulo Azevedo, trabalhou na intensificação das operações e o aumento no efetivo policial. Além disso, capitão Fábio Santos conseguiu melhorar a logística da unidade, fazendo com que mais veículos e militares estivessem nas ruas.

Sargento Paulo Roberto Giardullo Pinto acredita ainda que projetos e programas, como a Rede de Vizinhos Protegidos, ajudam nesta redução dos índices:

Paulo Roberto Giardullo Pinto
paulogiardulloreduzcrime2

A população em geral também tem papel fundamental na melhoria do município neste ranking. Através de denúncias, as equipes militares puderam prender criminosos, apreender armas e drogas.

O assessor da unidade ressalta em quais casos os paraminenses devem acionar a PM e qual telefone é mais indicado para ligar em casos suspeitos:

Paulo Roberto Giardullo Pinto
paulogiardulloreduzcrime3

Pará de Minas estava em 85º lugar no ranking de cidades que reduziram a criminalidade no Estado. Após a intensificação de operações, aumento do efetivo e melhoria da frota, a cidade continua há meses em primeiro lugar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!