Museu Histórico de Pará de Minas exibe em sessão comentada o premiado filme “Heróis”

Uma ideia que nasceu com intuito de mostrar o processo psicológico pelo qual passaram os combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a 2ª Guerra Mundial nas montanhas da Itália rende bons frutos até hoje a um cineasta mineiro.

Guto Aeraphe, de Itaúna, começou a criar web series em 2011, ao todo tem 18 filmes entre curtas, médias e longas. Mas foi “Heróis” que o tornou conhecido até mesmo fora do Brasil.


O filme, que tem o ator paraminense José Roberto Pereira no elenco, conta a história de Geraldo Baêta da Cruz, Arlindo Lúcio da Silva e Geraldo Rodrigues de Souza, soldados da FEB que morreram em Montese, Itália. Os três pracinhas se viram frente a frente com uma companhia alemã inteira, mesmo assim não se renderam e continuaram em combate. Metralhados no dia 14 de abril de 1945 eles receberam as honras especiais do exército alemão que reconheceu a coragem e resistência dos jovens mineiros. Na placa onde foram enterrados os dizeres “Dreibrasilianischehelden”, que significa “Três heróis brasileiros”.


Entre os prêmios o filme ficou em segundo lugar na classificação da MTV das melhores web séries de 2011 e venceu
a premiação de Direção de Fotografia, Edição, Montagem de Som e Produção no LA Web Series Festival em Los Angeles, Califórnia, em 2013.

Para comemorar a Semana dos Museus, o filme será exibido no Museu Histórico de Pará de Minas. São várias histórias que serão comentadas, como conta o cineasta e diretor Guto Aeraphe:


Guto Aeraphe
gutoherois1

A diretora do Museu, Ana Maria Campos, lembra que o filme pode ser utilizado também como aprendizado especialmente para estudantes do ensino médio.

Além do filme comentado, os participantes poderão conhecer a exposição “Pracinhas de Pará de Minas” que conta a trajetória dos heróis da Segunda Guerra Mundial:


Ana Maria Campos
anamariaherois

O filme Heróis será exibido nesta quarta-feira, 15 de maio, a partir das 19h30 no Museu Histórico de Pará de Minas, que fica na Rua Manoel Batista, 51, Centro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!