Secretário deixou a Saúde por divergências de pensamento com prefeito e dificuldades para cumprir objetivos


O médico especialista em Ortopedia e agora ex-secretário Municipal de Saúde Gilberto Denoziro Valadares da Silva falou com exclusividade a reportagem do Portal GRNEWS na manhã desta terça-feira, 14 de março. Durante a conversa, ele explicou as razões pelas quais decidiu deixar o cargo. O principal ponto seria divergência de pensamentos com o prefeito Elias Diniz e, por isso, não teria condições de cumprir seus objetivos para melhorar o atendimento oferecido na rede de saúde pública de Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Gilberto Denoziro Valadares da Silva explicou que aceitou o convite para integrar a equipe de transição do então prefeito-eleito Elias Diniz em novembro de 2016. Na ocasião não havia entre as partes nenhum acordo para que ele viesse assumir a Secretaria Municipal de Saúde.

Entretanto isso foi acertado no início de dezembro de 2016, quando ele fez algumas considerações e entrou em acordo com Elias Diniz para assumir a pasta da Saúde, a mais pesada da administração municipal:

Gilberto Denoziro Valadares da Silva
gilbertodenozirovaladaress1

Na noite de 1º de janeiro de 2017 ele assumiu o cargo juntamente com toda a equipe da nova administração municipal. Sua primeira ação como secretário, logo na manhã do dia 2 de janeiro, foi reunir com o prefeito e agentes de combate a endemias para repassar as novas determinações a partir daquela data para combater o mosquito transmissor da Dengue e outras doenças.

No cargo, Gilberto Denoziro Valadares da Silva afirma ter observado que a Secretaria Municipal de Saúde enfrentava muitas dificuldades. Constatou que muitos serviços essenciais não estão sendo prestados pelo município. Outra preocupação é o alto custo para manter em funcionamento o Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira:

Gilberto Denoziro Valadares da Silva
gilbertodenozirovaladaress2

Sobre sua decisão de deixar a Secretaria Municipal de Saúde, Gilberto Denoziro Valadares da Silva afirma que um dos pontos principais foi à diferença de pensamento entre ele e o prefeito Elias Diniz.

Ao constatar que teria muitas dificuldades para cumprir seu objetivo na pasta, e considerando que o mês de março é importantíssimo para a área de Saúde, ele preferiu deixar o cargo, entendendo que não teria êxito em suas demandas:

Gilberto Denoziro Valadares da Silva
gilbertodenozirovaladaress3

Gilberto Denoziro Valadares da Silva diz que saiu com a consciência tranquila, ao observar o serviço que prestou durante aproximadamente 70 dias que respondeu pela pasta. Porém, ele afirma ter feito bem menos daquilo que pretendia realizar para melhorar a saúde em Pará de Minas:

Gilberto Denoziro Valadares da Silva
gilbertodenozirovaladaress4

Ele espera que o próximo secretário Municipal de Saúde, cujo nome ainda não foi confirmado oficialmente pela prefeitura, possa melhorar o sistema de saúde em Pará de Minas que passa por um momento crítico e se forem tomadas decisões erradas, a situação pode piorar ainda mais:

Gilberto Denoziro Valadares da Silva
gilbertodenozirovaladaress5

Questionado sobre quais seriam as prioridades mais urgentes em seu entendimento, Gilberto Denoziro Valadares da Silva respondeu que seria a melhoria do atendimento nas unidades básicas de saúde e a viabilidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição:

Gilberto Denoziro Valadares da Silva
gilbertodenozirovaladaress6

A reportagem do Portal GRNEWS foi informada pela assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas, que o prefeito Elias Diniz se manifestará sobre esta situação envolvendo mudança de comando na Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta terça-feira, 14 de março.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!