Após alerta da Secretaria de Saúde, UPA está pronta para atender casos suspeitos de Dengue

O Município de Pará de Minas continua em alerta após a Secretaria Municipal de Saúde confirmar números referentes aos casos de Dengue. Em recente entrevista ao Portal GRNEWS, o secretário Wagner Magesty Silveira pediu ajuda à população. Agentes de Combate a Endemias continuam encontrando muitos focos do mosquito Aedes aegypti e a população tem papel fundamental neste combate.

Segundo o secretário, a gestão municipal tem feito sua parte mas infelizmente ainda é alto o número de focos encontrados e os casos suspeitos aumentam a cada dia. Só na ultima semana, foram nove notificações por dia.

Diante da situação, a enfermeira e Referência Técnica de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Maria de Lourdes Liguori, também fez um apelo à população. Segundo ela, de acordo com números, Para de Minas poderá viver uma nova epidemia de Dengue em duas semanas.

Até agora, são centenas de notificações para a doença e 60 pacientes foram confirmados com Dengue. Para ajudar no diagnóstico e atendimento da população com suspeita, a UBS Seringueiras, localizada no Residencial Capanema, ficará aberta em horário especial no sábado, 15 de fevereiro, e também durante o Carnaval.

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) já notou o aumento no número de atendimentos. Se normalmente os médicos e enfermeiros atendem 8.400 pessoas por mês, esta quantidade já foi elevada devido aos pacientes que chegam com suspeita de Dengue.

Ao Portal GRNEWS, o médico e diretor técnico da UPA, Hélio Pimentel, explica que somente os casos mais urgentes ou à noite, quando as UBS não estão abertas, é que a população deve ir para a UPA. Segundo ele, é importante não sobrecarregar para evitar demora no atendimento:

Hélio Pimentel
heliopimdengueupa1


O médico explica que há algumas diferenças em relação a sintomas, que podem ser facilmente confundidos com outras doenças:

Hélio Pimentel
heliopimdengueupa2

Pouca gente sabe, mas não são em todos os casos que é necessário coletar sangue para diagnosticar a doença. É que o exame só mostra que é Dengue num certo período, e o resultado fora deste prazo não confirmará o diagnóstico:

Hélio Pimentel
heliopimdengueupa3

Pará de Minas ainda não registrou em 2020 casos de Febre Chikungunya ou Zika vírus. Hélio Pimentel explica que os sintomas são diferentes, e principalmente as sequelas:

Hélio Pimentel
heliopimdengueupa4

Com a cidade em alerta, são duas dicas primordiais. A primeira, combater o mosquito Aedes aegypti e a receita todo mundo sabe. Além disso, não esquecer de passar o repelente:

Hélio Pimentel
heliopimdengueupa5

As Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas ficam abertas de 7 às 16 horas e a indicação é ir primeiro ao posto do bairro para ser atendido pela equipe.

Já a UPA atende ferimentos graves, dor intensa, alergia, desmaio, convulsão, falta de ar, fraturas, ou seja, casos mais urgentes.

A UBS Seringueiras, localizada na rua Nermival Ramos Morais, nº 34, Residencial Capanema, ficará aberta no sábado, 15 de fevereiro, de 8 às 18 horas. Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, de 7 às 16 horas, o funcionamento é normal na unidade, e de 16 às 20 horas, é especial para casos suspeitos de Dengue.

Já no Carnaval, nos dias 22, 23, 24 e 25, o funcionamento será apenas para casos suspeitos de Dengue, de 8 às 18 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!