Saúde firma convênio com grande laboratório para dar mais qualidade, celeridade e ofertar mais exames aos paraminenses
O Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, antecipou ao Portal GRNEWS no mês de setembro que o Município de Pará de Minas havia zerado a fila de espera por mamografias, antes mesmo de começar a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.
Na oportunidade ele destacou que estavam sendo negociados convênios com o Hospital Luxemburgo e Instituto Mário Pena, em Belo Horizonte, para diagnosticar ou tratar o câncer.
Pouco dias depois o prefeito Elias Diniz (PSD) também antecipou ao Portal GRNEWS várias novidades na área da Saúde. Citou que cerca de 80% dos procedimentos médicos que as pessoas eram submetidas em outras cidades, hoje são feitos no Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Também falou que a Vigilância Sanitária Estadual havia aprovado o projeto visando ampliar de 18 para 35 o número de máquinas do Centro de Hemodiálise do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).
Confirmou em primeira mão o credenciamento de tratamentos de oftalmologia na linha de acuidade visual e glaucoma no Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO), com aprovação na Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais ou CIB Estadual, já homologado e publicado pelo Ministério da Saúde.
Outra boa notícia que ele antecipou no início de outubro era sobre a negociação entre a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o Laboratório Hermes Pardini. A proposta prevê a coleta do material nas Unidades Básicas de Saúde e disponibilização do resultado direto no celular da pessoa.
Essa parceria já se tornou realidade para ampliar o atendimento ofertado a população de Pará de Minas. A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou contrato com a instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP) para a gestão de serviços laboratoriais de análises clínicas eletivos e urgência.
Com isso, a partir do próximo dia 21 de novembro, todos os exames dessas categorias solicitados para os pacientes atendidos nas unidades da rede municipal de saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), Hospital Municipal Padre Libério (HMPL) e as Unidades Básicas de Saúde, serão realizados pela equipe do Laboratório Hermes Pardini.
Também os pacientes assistidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e os da Residência Terapêutica terão seus exames laboratoriais processados pelo laboratório, como afirma o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty:
Wagner Magesty
laboratoriowagner1
Ressalta que esse investimento feito pelo município vai facilitar a vida dos pacientes, dos médicos e das equipes de saúde. Também cita valores e números de exames mensais, inclusive alguns que não eram disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) constam neste convênio:
Wagner Magesty
laboratoriowagner2
O representante do Laboratório Hermes Pardini, Carlos Olney, afirma que a saúde pública em Pará de Minas terá um ganho expressivo qualidade e celeridade, por meio deste convênio que oferece um portfólio variado de exames:
Carlos Olney
laboratoriocarlos1
O médico Lucas Freitas Pereira de Souza, que atua na UBS do bairro Dom Bosco, acredita que a população paraminense será muito beneficiada com este convênio firmado com um laboratório que é referência pela qualidade dos serviços que presta:
Lucas Freitas Pereira de Souza
laboratoriolucas1
Ainda sobre a área de saúde em Pará de Minas, durante audiência pública para prestação de contas do segundo quadrimestre de 2022, o secretário municipal de Gestão Fazendária José Leonardo Martins Pinto disse que a Constituição Federal determina que o município tem que investir o mínimo de 15% de sua receita na área de saúde pública. Mas em Pará de Minas esse percentual é de 34,14%, mais que o dobro exigido por lei para cuidar da saúde dos paraminenses.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.