Eleições 2020: veja dicas e cuidados para votar com segurança em tempos de pandemia

No domingo, 15 de novembro, os 63.804 eleitores paraminenses são esperados nas seções eleitorais para escolherem as pessoas que governarão Pará de Minas pelos próximos quatro anos. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que houve evolução no número de eleitores na cidade, sendo que em 2016 eram 61.097 votantes.

A maioria dos eleitores paraminenses tem entre 25 e 29 anos. Ainda segundo o TSE, apenas 144 jovens de 16 e 17 anos fizeram o título de eleitor e votarão este ano pela primeira vez.

Com a pandemia do novo coronavírus muita coisa mudou nestas eleições e o Portal GRNEWS separou as principais para o eleitor se preparar para o grande dia da democracia.

Conheça o local em que vai votar
Para evitar erros no dia da eleição, é importante já começar confirmando antes do dia 15, o local de votação e se planejar para votar em horário menos movimentado. A consulta ao local de votação pode ser feita pelo nome do eleitor ou do número do título eleitoral clicando AQUI.

Novos horários
Devido a pandemia do novo coronavírus o horário da votação foi alterado. Este ano começa mais cedo, às 7 horas da manhã, e encerrando como de praxe às 17 horas. Os idosos terão horário preferencial entre 7 e 10 horas.

Transporte público
A Turi, responsável pelo transporte coletivo dentro de Pará de Minas, informou ao Portal GRNEWS que as linhas funcionarão no domingo nos mesmos horários dos dias úteis da semana, ou seja, de segunda a sexta-feira. Uma forma encontrada para facilitar a chegada dos eleitores às seções eleitorais.

O que levar na hora de votar
A identificação biométrica foi desabilitada este ano devido a pandemia, evitando assim aglomeração, filas e contato direto com objetos e superfícies. O eleitor não pode esquecer de levar a carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte ou o título de eleitor. Uma colinha com os números que você escolheu também é interessante para evitar esquecer o candidato. O TSE também pede que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Além disso não esqueça o seu álcool em gel.

Se tiver sintomas, fique em casa
A recomendação é que quem teve sintomas da COVID-19 nos últimos 14 dias não vá votar. A medida visa não colocar em risco a vida de outras pessoas.

e-Título
O aplicativo oficial pode ser apresentado como documento no dia da votação. Além disso, na plataforma é possível justificar o voto se não estiver no domicílio eleitoral. O app está disponível nas lojas de aplicativos gratuitamente .

Venda de bebida alcóolica
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) manteve proibida a venda de bebidas alcóolicas nas eleições. Bares, restaurantes, clubes, hotéis, boates, lanchonetes e outros estabelecimentos comerciais estão proibidos de vender bebida alcóolica entre 6 e 18 horas do dia 15 de novembro. Segundo o TRE-MG, a ingestão de bebidas acarreta transtornos, compromete a ordem do trabalho eleitoral e o exercício democrático do voto.

Outra recomendação importante é pelo uso de máscaras. O equipamento de proteção individual será indispensável no dia 15 de novembro e quem não estiver com a máscara será convidado a se retirar do local de votação.

A máscara ajuda a evitar a propagação do vírus e protege quem a usa, como explicou ao Portal GRNEWS a enfermeira Lucélia Gomes:


Lucélia Gomes

luceliagomesmasceleic1

O Portal GRNEWS fará uma cobertura especial das eleições 2020. Durante todo o dia 15 de novembro as equipes estarão nas ruas trazendo todas as novidades e informando a população de tudo que acontece em Pará de Minas durante a votação e depois durante a apuração dos votos até conhecermos o prefeito eleito e os 17 vereadores que ocuparão os cargos na Câmara Municipal de Pará de Minas a partir de 1º de janeiro de 2021. Acesse o Portal GRNEWS que tem informação o tempo todo, a toda hora. Não espere amanhã para saber as notícias de hoje!

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!