GRNEWS TV: O futuro do cuidado no Brasil e a urgência de um programa nacional para cuidadores

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Daniel Barbosa, presidente do Diretório do PSDB em Pará de Minas, falou sobre o cenário político e Eleições 2026.
É preciso uma política estruturada para cuidar dos idosos
O Brasil caminha para se tornar um dos países com a população mais idosa até 2050. No entanto, o país carece de uma política estruturada para lidar com o cuidado de idosos e, principalmente, de pessoas com deficiência. Muitas vezes, cuidadores familiares, especialmente mães, dedicam a vida a seus filhos com deficiência e, aos 50 anos, podem se encontrar sem emprego e sem amparo, pois largaram tudo para cuidar dos filhos.
Lições e os desafios atuais
A situação é grave. Como o único estado brasileiro a implementar um programa para cuidadores no ano passado, o Mato Grosso do Sul serve de exemplo. Lá, foi criado um auxílio para cuidadores, além de incentivos para capacitação e fomento a cursos técnicos na área. Essa iniciativa visa suprir a enorme demanda por profissionais qualificados, uma ausência generalizada no país.
É crucial que o Brasil se prepare para a realidade de uma população mais envelhecida, pensando em uma política de cuidado que ainda não existe. Isso impacta diretamente a vida da pessoa com deficiência, cuja dependência muitas vezes começa muito cedo. Problemas como a falta de financiamento para o autismo, a ausência de programas para cuidadores, as dificuldades no acesso à educação e aos benefícios, e os desafios no mercado de trabalho exigem atenção e conhecimento aprofundado.
Marli Duarte, presidente da Apae de Pará de Minas, exemplifica a gravidade da situação: há uma grande dificuldade em contratar profissionais como terapeutas ocupacionais, pois a mão de obra qualificada é escassa e muito cara, incompatível com o que o SUS pode pagar. Isso gera um dilema, deixando instituições sem capacidade de contratar os profissionais necessários.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.