Saúde estima que Pará de Minas registrará três mil casos de Dengue este ano e pede ajuda à população

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

O alerta foi dado pelo secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty que está preocupado com o número tão alto nos primeiros 44 dias do ano. Das 232 notificações, 60 foram confirmadas. Outro dado que preocupa é a expectativa do registro de 3 mil casos de Dengue em Pará de Minas durante todo o ano de 2020.

A Vigilância Sanitária continua o trabalho de conscientização e combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus. Agentes de Combate a Endemias estão nas ruas diariamente conversando com moradores, entrando nos imóveis e fazendo o tratamento de locais propícios a ter água parada.

Entre as áreas com maior número de focos do mosquito estão os bairros Padre Libério, Residencial Capanema e Prefeito Walter Martins Ferreira. E todos dentro de residências. Por isso, o secretário faz um apelo a toda população:

Wagner Magesty
wagnermagesdeng1


O secretário citou os mutirões de combate ao mosquito, intensificados desde o ano passado em Pará de Minas. Além disso, como o Portal GRNEWS já publicou, a média é de nove casos notificados por dia na cidade somente neste ano. Wagner Magesty ressalta que o aumento de casos interfere também financeiramente, pois a rede municipal de saúde fica sobrecarregada:

Wagner Magesty
wagnermagesdeng2

A maioria dos focos do mosquito é encontrada dentro das residências dos paraminenses. E não adianta apenas escorrer a água empossada em vasilhames. O morador deve limpar os recipientes para matar os ovos do Aedes aegypti:

Wagner Magesty
wagnermagesdeng3

Os fiscais da Vigilância Sanitária estão visitando os imóveis e avaliando a situação. Primeiro, se os focos são encontrados, o proprietário é notificado. em alguns dias a fiscalização retorna e se o problema não foi solucionado, é aplicada multa de R$ 799,00. De 1º de janeiro a 12 de fevereiro, 30 multas foram confeccionadas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!