Agentes realizam mutirão para combater o Aedes aegypti no bairro Padre Libério

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

O Município de Pará de Minas foi escolhido, como adiantado pelo Portal GRNEWS, entre 853 municípios mineiros para desenvolver um projeto do Ministério da Saúde e da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) para avaliar novos métodos de vigilância e controle do Aedes aegypti e Aedes albopictus, mosquitos transmissores da Dengue, Zika e Febre Chikungunya.

Desde então, junto a técnicos da Secretaria de Estado de Saúde, que custeia o projeto, agentes de combate a endemias montaram armadilhas nos imóveis da cidade. A fêmea do mosquito coloca os ovos nestes equipamentos e o Departamento de Combate a Endemias consegue mapear os bairros onde há maior concentração dos transmissores.

A partir disso são programadas ações de combate, como mutirões de limpeza, que ao longo do ano coletaram toneladas de materiais que acumulam água em residências e empresas.

Ao Portal GRNEWS o gerente de Combate a Endemias Adailton Antônio Moreira explicou que as armadilhas instaladas nos imóveis tem encontrado muitos ovos do Aedes aegypti e no Padre Libério a incidência é alta, por isso o mutirão será realizado neste fim de semana no bairro:

Adailton Antônio Moreira
adailtonmutpl1


Adailton Moreira lembra às pessoas que ainda armazenam grandes quantidades de água em casa que não há risco de racionamento no município, daí não é necessário este depósito, que infelizmente a água fica parada e pode ser um criadouro do Aedes aegypti:

Adailton Antônio Moreira
adailtonmutpl2

O mutirão de limpeza no bairro Padre Libério acontece em todas as ruas no sábado, 14 de dezembro, de 8 às 15 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!