Saúde promove Dia de Mobilização contra o Sarampo em Pará de Minas

Desde o início de 2019 Minas Gerais registrou 310 casos suspeitos de Sarampo em 110 municípios. Do total, 159 já foram descartados, 138 continuam em investigação e 13 estão confirmados. A doença já fez vítimas no país, incluindo São Paulo com mais de 2.400 pessoas doentes e três mortes. O avanço do sarampo fez o Brasil perder a certificação de zona livre da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

A gravidade do rápido avanço da doença traz preocupação para autoridades e governos e tem aumentado à demanda nos postos de saúde. Os brasileiros estão correndo para as filas no intuito de se imunizar, mas infelizmente, nem todas as unidades de saúde estão com estoque em alta.

O Sarampo é uma doença infecciosa grave causada por vírus e pode ser fatal. Entre os sintomas estão febre acompanha de tosse, irritação nos olhos, mal-estar intenso e manchas vermelhas pelo corpo. A única forma de se prevenir é vacinando.

Em Pará de Minas até agora um caso suspeito foi registrado e está em investigação pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Como forma de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma campanha especial no fim de semana para imunizar quem ainda não recebeu as duas doses da vacina.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização Érica Regina da Silva, o público alvo deve comparecer à Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade no sábado, 14 de setembro:


Érica Regina da Silva
ericareginadiasarampo1

Gestantes, pessoas acima de 49 anos e quem já recebeu duas doses da Tríplice Viral não precisam procurar a Policlínica ou Unidades Básicas de Saúde. É que a Tríplice já imunizou estas pessoas:

Érica Regina da Silva
ericareginadiasarampo2

A Secretaria Municipal de Saúde resolveu fazer a mobilização especial para atrair mais pessoas ao setor de imunização. É que mesmo com surtos em várias partes do país, inclusive na região, muitos paraminenses ainda não estão preocupados com a doença. De acordo com o secretário municipal de Saúde Paulo Duarte é preciso se prevenir:


Paulo Duarte
pauloduartediasarampo1

A mobilização acontecerá na Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade no sábado, 14 de setembro, de 8 às 13 horas. É imprescindível levar a Caderneta de Vacinação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!