Comércio foi o que mais reduziu jornada e salário de trabalhadores paraminenses; quase 300 empresas aderiram

A pandemia do novo coronavírus que se intensificou a partir de março forçou o Brasil a tomar algumas medidas para evitar mais desempregos no país. Um programa criado pelo governo federal permite que o empregador reduza a jornada e o salário do empregado, evitando assim mais demissões.

A medida provisória autoriza a redução da jornada com corte de salário de até 70%. O restante do valor é pago pelo governo. Nos três primeiros meses do programa, 11,6 milhões de trabalhadores foram incluídos de acordo com dados do Ministério da Economia.

Em Pará de Minas muitas empresas decidiram reduzir jornada e salário ao invés de demitir. É o que disse ao Portal GRNEWS o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Pará de Minas (SindComerciários) Fausto José Conceição Abreu:


Fausto José Conceição Abreu

faustojcareduzsajo1

Fausto José Conceição Abreu também orienta os trabalhadores que tiveram jornada e salário reduzidos em relação ao 13º salário. Uma medida provisória estabelece que o benefício trabalhista pago no fim do ano deve ser integral:

Fausto José Conceição Abreu
faustojcareduzsajo2

Quando a redução é de 25%, o acordo pode ser feito entre empregado e empregador. Mas em todos os casos o Supremo Tribunal Federal (STF), em liminar datada de 6 de abril de 2020, exige que os acordos sejam comunicados pelos empregadores ao sindicato no prazo de até 10 dias corridos. Caso o sindicato não concorde, o acordo não tem validade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!