Com 100% de ocupação nos leitos de enfermaria, Pará de Minas está na onda vermelha pela macro e microrregião

Como o Portal GRNEWS adiantou, Pará de Minas foi enquadrada ontem (10) na onda vermelha pela macrorregião Oeste após ter quase 100% dos leitos ocupados por COVID-19. Já na tarde desta quinta-feira, 11 de março, o Governo de MG anunciou que a microrregião da qual Pará de Minas é sede também está na onda vermelha.

Na verdade a mudança não é tão grande assim. Com as alterações no Minas Consciente em janeiro deste ano, a diferença entre a onda amarela e a vermelha é de distanciamento, que passa a ser de três metros, e limitação de pessoas nos eventos, de 100 para 30 participantes. Porém, em Pará de Minas um decreto publicado ontem (10) proíbe a realização de eventos na cidade, inclusive na zona rural.

Já em relação ao comércio – que sempre foi a prioridade do Comitê criado para enfrentamento à COVID-19 – se mantém aberto. Mesmo que o decreto exija que várias medidas sejam tomadas para evitar a propagação do novo coronavírus, muita gente ignora as regras, e como não há fiscalização, o vírus continua se espalhando pela cidade.

Já são 2.298 casos confirmados em Pará de Minas, 12.148 notificações suspeitas e 65 mortes em decorrência da doença e mais um óbito sendo investigado. Números que pioram a cada dia, especialmente enquanto as pessoas continuam aglomeradas e com poucos cuidados no dia a dia.

Em Pará de Minas 75,4% da população depende do Sistema Único de Saúde e por isso a taxa de ocupação de leitos é alta nas últimas semanas. Além disso, o hospital da cidade recebe pacientes de outras regiões do estado, deixando a situação ainda pior.

Segundo a SES, 26% dos testes realizados em paraminenses dão resultado positivo. Quanto aos leitos de UTI, 94% está ocupado em Pará de Minas, sendo que 77% é com pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

Quanto aos leitos de enfermaria, 100% está ocupado em Pará de Minas. Deste total, 46,36% é de pacientes que testaram positivo para a COVID-19.

O Portal GRNEWS também teve acesso à taxa de isolamento em Pará de Minas. No Brasil a média é de 35,83% de isolamento segundo análises feitas através de satélites. Enquanto isto, em Pará de Minas, apenas 34,14% da população seguem as regras, se mantendo mais isolado e distante das outras pessoas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!