Vereadores aprovam crédito que viabiliza realização de Campeonato de Futebol Americano em Pará de Minas
Os vereadores realizaram no plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas mais uma reunião Ordinária semanal na noite desta segunda-feira, 10 de outubro. Em pauta três projetos, já que um foi retirado de discussão horas antes da reunião. Também aprovaram cerca de 40 requerimentos.
Inicialmente a pauta previa a discussão e votação de quatro projetos. Mas horas antes do início da reunião, a assessoria de comunicação do Legislativo paraminense informou que um deles foi retirado de pauta.
Trata-se do Projeto de Lei Ordinária N° 73/2022, de autoria da vereadora Márcia Flávia Marzagão Albano (PSDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de dispositivo rastreador nos veículos oficiais (GPS) de propriedade do Município de Pará de Minas ou a serviço do mesmo e dá outras providências. A matéria foi retirada de pauta a pedido dos integrantes da Comissão de Legislação e Justiça.
Outros três foram votados. O primeiro projeto provado sem discussão em primeira e segunda votações por 14 votos a 0, foi o Projeto de Lei Ordinária N° 130/2022, de autoria do Executivo, que autoriza o Município de Pará de Minas a promover a abertura de crédito especial no valor de R$ 230 mil para a realização de Campeonato de Futebol Americano.
Outros dois projetos de autoria do vereador Hélio Andrade Melo Júnior (PSL) foram votados. O Projeto de Resolução N° 03/2022, que propôs alterar a redação do Art. 148 da Resolução nº 543, de 28 de março de 2017, o Regimento Interno da Câmara Municipal de Pará de Minas, foi derrubado por 12 votos a 4. Esta proposta pretendia reduzir de 2/3 para 1/3 o número de subscrições de vereadores em propostas para conceder Títulos de Cidadania Honorária e Diplomas de Honra ao Mérito. O autor argumentou que era difícil coletar essas assinaturas entre seus pares. Já os colegas disseram que não há nenhuma dificuldade nisso e decidiram derrubar o projeto e manter o mínimo de 12 assinaturas.
Já o Projeto de Resolução N° 04/2022, do mesmo autor, que propôs alterar a redação dos Artigos 103 e 112 da Resolução nº 543/2017, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Pará de Minas, foi aprovado em primeira e segunda votações por 16 votos a 0. Com a nova redação os cidadãos que se inscreverem para falar na tribuna livre do Legislativo se pronunciarão antes das falas dos vereadores inscritos.
Na avaliação do presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pará de Minas, vereador Nilton Reis Lopes (MDB) a reunião foi tranquila. Ele comentou os projetos discutidos com destaque para o que abre crédito para a realização de Campeonato de Futebol Americano no município. Mas começou falando dos requerimentos e cobrando melhorias nas estradas rurais:
Nilton Reis Lopes
nilton10101
Ele também aproveitou para a agradecer a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente pela realização de obras na Praça das Famílias, no Bairro Jardim América. Também elogiou iluminação da escadaria do Cristo Redentor executada pela prefeitura com apoio da Eletrocamp:
Nilton Reis Lopes
nilton10102
Antes da reunião Ordinária semanal, os vereadores participaram de audiência pública para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde. (Veja AQUI)
O vereador Dilhermando Rodrigues Filho (PSDB) não participou da reunião por questões familiares. O vereador Renato Almeida Costa Faria (PSDB) também teve deixar o plenário mais cedo pelo mesmo motivo.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.