Pagamento de pensão alimentícia em tempos de COVID-19; caso não pague o pai pode ser preso? Advogada explica

Devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas famílias têm enfrentado problemas financeiros. Com a chegada de um vírus que colocou a maioria em quarentena, chefes de família não estão trabalhando e especialmente os autônomos temem faltar até o que comer dentro de casa se não saírem pra trabalhar e ganhar dinheiro.

Já outros temem ser demitidos porque o comércio está fechado e sem dinheiro, os empresários terão que demitir os trabalhadores.

O Portal GRNEWS recebeu questionamentos de pais, que por causa da pandemia não estão trabalhando pois são autônomos, e diante disso querem saber se são obrigados a pagar a pensão alimentícia mesmo não tendo o salário mensal.

Com as mudanças praticamente diárias, muitas empresas deram férias coletivas aos empregados e até reduziram salários e carga horária, sendo que isso refletirá diretamente no valor recebido mensalmente pelos funcionários.

É a partir daí que os pais estão preocupados pois temem não conseguir pagar a pensão alimentícia no prazo correto e serem presos. Para tirar todas as dúvidas, o Portal GRNEWS conversou com a advogada especialista em Direito da Família Janine Batista Lemos, que explica como proceder nestes casos:

Janine Batista Lemos
janineblpensaocorona1


Segundo a advogada, caso ocorra algum problema referente á pensão, os pais devem conversar e encontrar a melhor forma de não deixar o filho desamparado:

Janine Batista Lemos
janineblpensaocorona2

Caso realmente o pai não consiga pagar a pensão alimentícia durante este período, o ideal é que procure um advogado para uma ação revisional de alimentos. É importante regularizar a situação mas não basta apenas dizer que o coronavírus atrapalhou a situação econômica. Ele deverá demonstrar por meio de documentos, como extratos financeiros, demissão ou contrato de rescisão, como a pandemia atrapalhou os negócios.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!