Em meio a pandemia paraminenses precisam focar em boas notícias para o bem da saúde mental, diz psicólogo

Uma situação inédita vivida não só pelos brasileiros, como também pela população mundial. A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) fez as pessoas mudarem rotinas, governos se preparam para o pior e a economia é deixada de lado quando o momento é de se preocupar com a vida.

Com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que todos fiquem em casa, quem se preocupa neste momento são os psicólogos, que temem que o isolamento atrapalhe a saúde mental das pessoas que estão em casa e infelizmente tendo notícias difíceis de digerir ao longo do dia.

Nos noticiários o aumento no número de casos confirmados e de óbitos faz com que as pessoas fiquem cada vez mais com medo e isso pode ser um gatilho para a depressão, por exemplo.

Além disso, o tempo todo em casa com a família pode gerar vários conflitos, que mesmo sendo normais no dia a dia, quando confinados em um mesmo ambiente pode desencadear problemas para a saúde mental.

Sobre o assunto o Portal GRNEWS ouviu o psicólogo Everton Menezes, que faz um alerta a todos: neste momento é preciso cuidar da mente e evitar notícias e informações ruins, que podem fragilizar a saúde mental:

Everton Menezes
evertonmsaudment1

Muitos trabalhadores estão em casa e temem não conseguir pagar as contas que vencem nos próximos dias. Eles não sabem se vão receber seus salários em dia, se terão o valor integral pois estavam em casa e como serão as próximas semanas em meio à pandemia.

Segundo o psicólogo esta preocupação é normal, porém é preciso se preocupar com o que é possível controlar neste momento:

Everton Menezes
evertonmsaudment2

A preocupação agora é com as pessoas que já faziam tratamento ou até mesmo com outras que desenvolveram algum problema durante este período de quarentena. Por isso, estão autorizadas consultas pela internet, para ajudar estes pacientes:

Everton Menezes
evertonmsaudment3

Uma outra dica dos especialistas é com a rotina diária. Estabelecer tempo e espaço para atividades é importante para manter o controle até mesmo do descanso. Quem tem filhos deve montar um cronograma com estudos e lazer. Isso vai ajudar toda a família a manter a sanidade e passar unida a crise.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!