Casos suspeitos de Dengue aumentam e UBS de Pará de Minas estendem atendimento para dar conta da demanda

O município de Pará de Minas enfrenta um surto de Dengue. A doença já tem 11 confirmações nos três primeiros meses do ano e mais de 400 notificações, que aguardam os resultados da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Para minimizar a situação uma força tarefa foi montada e desde o final do ano passado, o Departamento de Vigilância em Saúde realiza mutirões de limpeza semanalmente nos bairros da cidade. O próximo acontecerá nesta quinta-feira (11) e sexta-feira, 12 de abril, no bairro Dom Bosco.

Além disso, palestras estão sendo ministradas em escolas, empresas e igrejas. Mesmo assim, infelizmente, os focos do mosquito Aedes aegypti e o número de notificações da doença tem crescido.


A porta de entrada da saúde no município são as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Porém em Pará de Minas há alguns meses, faltam médicos nestes postos de saúde. O motivo segundo a Secretaria Municipal de Saúde é a saída dos médicos cubanos que estavam na cidade e a burocracia na convocação dos profissionais aprovados no último Concurso Público realizado.

Já o Conselho Municipal de Saúde diz que os médicos estão deixando Pará de Minas porque estão recebendo propostas melhores de outros municípios para ganhar mais e trabalhar menos.

Por isso, pessoas com suspeitas de Dengue tem lotado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro Senador Valadares. Há relatos de pacientes que chegaram por volta das oito da manhã e só foram atendidos à noite. Além disso, a população reclama da junção dos atendimentos infantis e adultos.


Com o objetivo de atender de forma mais rápida os pacientes com sintomas da Dengue, a Secretaria Municipal de Saúde estendeu nesta semana os horários em duas UBS’s da cidade.

As unidades dos bairros Santos Dumont e Grão-Pará ficarão abertas até sexta-feira, 12 de abril, de 16h às 21h, como explica o secretário municipal de Saúde, Paulo Duarte:

Paulo Duarte

Vm
P


Paulo Duarte lembra que estes postos de saúde estarão abertos no horário especial apenas para pacientes com sintomas de Dengue. Outras demandas devem ser resolvidas na UBS da região onde o paciente mora:

Paulo Duarte

Vm
P

A UBS do Santos Dumont fica na Praça Alfredo Leite, 140, e a do bairro Grão Pará, na Rua Paulo Brás de Menezes, nº140. O atendimento especial para pacientes com suspeitas de Dengue vai até sexta-feira, 12 de abril, até as 21 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!