Casos suspeitos de Dengue aumentam e UBS de Pará de Minas estendem atendimento para dar conta da demanda

O município de Pará de Minas enfrenta um surto de Dengue. A doença já tem 11 confirmações nos três primeiros meses do ano e mais de 400 notificações, que aguardam os resultados da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Para minimizar a situação uma força tarefa foi montada e desde o final do ano passado, o Departamento de Vigilância em Saúde realiza mutirões de limpeza semanalmente nos bairros da cidade. O próximo acontecerá nesta quinta-feira (11) e sexta-feira, 12 de abril, no bairro Dom Bosco.

Além disso, palestras estão sendo ministradas em escolas, empresas e igrejas. Mesmo assim, infelizmente, os focos do mosquito Aedes aegypti e o número de notificações da doença tem crescido.


A porta de entrada da saúde no município são as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Porém em Pará de Minas há alguns meses, faltam médicos nestes postos de saúde. O motivo segundo a Secretaria Municipal de Saúde é a saída dos médicos cubanos que estavam na cidade e a burocracia na convocação dos profissionais aprovados no último Concurso Público realizado.

Já o Conselho Municipal de Saúde diz que os médicos estão deixando Pará de Minas porque estão recebendo propostas melhores de outros municípios para ganhar mais e trabalhar menos.

Por isso, pessoas com suspeitas de Dengue tem lotado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro Senador Valadares. Há relatos de pacientes que chegaram por volta das oito da manhã e só foram atendidos à noite. Além disso, a população reclama da junção dos atendimentos infantis e adultos.


Com o objetivo de atender de forma mais rápida os pacientes com sintomas da Dengue, a Secretaria Municipal de Saúde estendeu nesta semana os horários em duas UBS’s da cidade.

As unidades dos bairros Santos Dumont e Grão-Pará ficarão abertas até sexta-feira, 12 de abril, de 16h às 21h, como explica o secretário municipal de Saúde, Paulo Duarte:

Paulo Duarte
paulo_duarte_ubs1


Paulo Duarte lembra que estes postos de saúde estarão abertos no horário especial apenas para pacientes com sintomas de Dengue. Outras demandas devem ser resolvidas na UBS da região onde o paciente mora:

Paulo Duarte
paulo_duarte_ubs2

A UBS do Santos Dumont fica na Praça Alfredo Leite, 140, e a do bairro Grão Pará, na Rua Paulo Brás de Menezes, nº140. O atendimento especial para pacientes com suspeitas de Dengue vai até sexta-feira, 12 de abril, até as 21 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!