Mais de 130 moradores de Meireles são testados para COVID-19; quatro tiveram diagnóstico positivo
Desde o fim de maio que a população de Pará de Minas está apreensiva com a confirmação de oito casos do novo coronavírus em trabalhadores contratados por terceirizadas da Vale para construção da nova adutora do Rio Pará. A mineradora enviou ao Município um documento com esta informação e na semana seguinte enviou representantes que discutiram junto ao prefeito Elias Diniz (PSD), o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty e o procurador-geral do Município Hernando Fernandes as medidas a serem tomadas a partir de agora.
A mineradora ficou responsável por testar os 800 funcionários diretos e indiretos da obra da adutora, enquanto o Município decidiu testar por amostragem os moradores de Meireles.
Os testes foram realizados na última semana como mostrou o Portal GRNEWS e até então a Vale ainda não havia se pronunciado sobre as medidas que tomaria junto à população do distrito.
Segundo apurado pelo Portal GRNEWS, em Meireles existem aproximadamente 360 moradores e 130 deles foram testados para o novo coronavírus, ou seja, 36% da população. O secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty explica que quatro pessoas testaram positivo para a doença e no último dia de exames, 86 moradores tiveram resultado negativo:
Wagner Magesty
wagnmagemei1
Mesmo com a maior parte da população testando negativo para a doença, a hora não é de relaxar ou flexibilizar medidas, apontou o secretário. Para Wagner Magesty as próximas semanas serão críticas e é preciso conscientização de toda população:
Wagner Magesty
wagnmagemei2
Nota técnica emitida pela Comissão Técnica de Enfrentamento ao COVID-19 da Secretaria Municipal de Saúde no dia 1º de junho ampliou os grupos para realização de testes rápidos.
A mudança considerou o Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus na Atenção Primária à Saúde. A partir de agora todos os casos diagnosticados com síndrome gripal serão testados.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.