Há quatro anos Centro de Equoterapia torna famílias paraminenses mais felizes e saudáveis

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Em março de 2015 muitas famílias não sabiam, mas a vida de várias estava prestes a mudar, com inauguração em Pará de Minas do Centro de Equoterapia Fernando de Melo Franco em homenagem a Fernando Boiadeiro, grande entusiasta do agronegócio, especialmente quando se tratava de cavalos. E ele via nos animais um meio de levar alegria e saúde às pessoas.


A equoterapia ajuda crianças e adultos com deficiência a melhorar o equilíbrio e a postura desenvolvendo a coordenação motora, estimula a sensibilidade, aumenta a força muscular e até mesmo facilita a integração social, o que promove uma sensação de bem estar.


Completando quatro anos em 2019 o Centro de Equoterapia só tem motivos para comemorar. É que são realizados cerca de 260 atendimentos por mês e muitas famílias hoje têm a agradecer. Especialmente as crianças que tiveram melhoras significativas graças a esse contato com os cavalos.


Para participar das sessões de equoterapia em Pará de Minas, o paciente é encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou pelo Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual, Autismo e Visual (CER-III) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que é referência em Minas Gerais.


Desde a inauguração o fisioterapeuta Orlando Inácio Almeida Silva é o responsável pelo Centro e por cuidar das pessoas que exigem cuidados e atenção especiais.


Para ele, são motivos de sobra para festejar, especialmente para os paraminenses que hoje não precisam mais viajar pra outras cidades e ter as sessões de equoterapia:

Orlando Inácio Almeida Silva
orlandoequoterapia1


A equoterapia estimula o desenvolvimento da mente e do corpo. É indicado para pessoas com síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo e até crianças muito agitadas ou com dificuldades de concentração. Cavalgando, o paciente trabalha todos os músculos do corpo e o contato com o animal dócil traz mais calma e relaxamento. O fisioterapeuta destaca os benefícios do método:

Orlando Inácio Almeida Silva
orlandoequoterapia2

Nestes quatro anos de trabalho são muitas histórias emocionantes e gratificantes tanto para Orlando Inácio como para quem trabalha no Centro:


Orlando Inácio Almeida Silva
orlandoequoterapia2

Cíntia Fernanda da Silva é mãe do jovem Caio que hoje é só sorrisos durante as sessões. Para ela a melhora no filho é significativa e com a equoterapia hoje ele tem uma postura melhor e é mais calmo:


Cíntia Fernanda da Silva
cintiaequoterapia


Em breve a Prefeitura de Pará de Minas pretende reformar o Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz. O investimento está orçado em R$ 700 mil. Mas não é possível afirmar que a arena onde o Centro de Equoterapia está instalado também também receberá melhorias capazes ajudar os pacientes da cidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!