Alerta: Córrego Água Limpa pode transbordar em Pará de Minas; nível também subiu muito no Ribeirão Paciência
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Pará de Minas alertou no fim da manhã deste sábado, 08 de janeiro, que falta pouco para o Córrego Água Limpa transbordar na região da avenida Presidente Vargas, próximo ao Clube Praça de Esportes do Pará.
De acordo com Defesa Civil o nível de água está muito elevado, quase atingindo o máximo da calha e consequentemente podendo provocar o transbordamento a qualquer momento. A previsão é que isso ocorra na tarde desta sábado (8).
O alerta é para pessoas que residem ou trabalhem nas imediações possam tomar as medidas preventivas cabíveis, como instalar barreiras para conter a água em caso de transbordamento.
Usuários também devem evitar transitar por aquele trecho da avenida Presidente Vargas, principalmente, motoristas e motociclistas. A dica é para que busquem rotas alternativas.
Em situações como esta, o Portal GRNEWS recebe reclamações de comerciantes estabelecidos na Presidente Vargas. Eles estão cientes sobre a demora para captar recursos e realizar a obra capaz de acabar com os alagamentos. Porém, pedem que o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Pará de Minas, com apoio da Polícia Militar, possa interditar o trecho alagado evitando o fluxo de veículos. Argumentam que quando a água começa a baixar, eles iniciam o processo de limpeza, mas não conseguem concluir o trabalho devido às ondas de água suja jogadas por veículos, como ônibus e caminhões, provocando retrabalho e muita indignação.
O Portal GRNEWS também foi alertado sobre o nível da água que subiu muito no Ribeirão Paciência. Imagens no local de captação da concessionária Águas de Pará de Minas, localizada na região de divisa entre os bairros Dom Bosco, Patafufo e São Luiz, mostram que o volume de água é muito grande. Por isso, quem está estabelecido às margens do Paciência também deve redobrar a atenção.
Muita chuva em Pará de Minas
Na quinta-feira (6), o prefeito Elias Diniz (PSD) convocou secretários municipais, membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), além de representantes de entidades empresariais, para traçar ações emergenciais frente ao grande volume de águas esperado.
De acordo com os órgãos meteorológicos a chuva vai continuar nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já avisou que há perigo de chuvas intensas em boa parte de Minas Gerais, indicando ventos intensos, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em algumas regiões a chuva pode chegar a 100mm por dia e ventos até 100 km/h, o que requer atenção de toda população.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.