Prefeitura de Pará de Minas define ações emergenciais para enfrentar volume de chuvas esperado para próximos dias

As chuvas caem de maneira constante e muitas vezes intensa em Pará de Minas e várias outras cidades mineiras há várias semanas. Alguns municípios, inclusive, já decretaram situação de emergência devido aos danos provocados pelas fortes chuvas.

Em Pará de Minas algumas tempestades inundaram partes da cidade e causou transtornos à população e também a empresários, que tiveram suas lojas invadidas pelas águas.

E segundo os órgãos meteorológicos a chuva vai continuar nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já avisou que há perigo de chuvas intensas em boa parte de Minas Gerais, indicando ventos intensos, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em algumas regiões a chuva pode chegar a 100mm por dia e ventos até 100 km/h, o que requer atenção de toda população.

Diante da previsão, que inclui Pará de Minas, o prefeito Elias Diniz (PSD) convocou secretários municipais, membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), além de representantes de entidades empresariais, para traçar ações emergenciais frente ao volume de águas esperado.


Junto à equipe da Defesa Civil, Elias Diniz visitou vários pontos considerados críticos durante o período chuvoso. Ele alerta ainda para a previsão dos próximos dias:


Elias Diniz

eliaschuvareu06011

O Município já detectou pontos críticos e solicitou em alguns casos, que famílias procurem outro lugar para passar os próximos dias. Esta situação foi encontrada próximo ao Córrego do Geraldo, localizado entre os bairros São Cristóvão e São Geraldo:

Elias Diniz
eliaschuvareu06012

Neste caso, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social foi acionada para encontrar uma moradia para estas famílias.

Outras secretarias também estarão de prontidão até a próxima semana:

Elias Diniz
eliaschuvareu06013


A Prefeitura também estuda a possibilidade de isentar do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) os imóveis atingidos pelas chuvas:

Elias Diniz
eliaschuvareu06014

O Município quer ainda construir casas populares para abrigar desalojados pelas chuvas:

Elias Diniz
eliaschuvareu06015

O Departamento de Trânsito e Transportes mapeou os locais com maiores riscos de inundações e que devem ser evitados durante chuvas mais fortes. Entre eles as avenidas Presidente Vargas e Professor Mello Cançado, as ruas Coronel João Alves, Cruzeiro, Manoel Batista, Ricardo Marinho e Vigário Paulino, além da praça Torquato de Almeida.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!