Quando os juros são considerados abusivos? Coordenador do Procon explica

Especialmente quando se faz uma compra maior ou contrai algum empréstimo ou financiamento, sobre aquele valor são cobrados juros. Isto todo mundo sabe. O que a maioria confunde é quando estes juros se tornam abusivos.

Presente em empréstimos, parcelamento de contas ou dividas e outras operações financeiras, os juros podem ser cobrados sobre qualquer coisa porém com limites.

E são estes limites que confundem muita gente já que não há regras específicas. Por isso é importante sempre avaliar não só o valor da parcela como por exemplo, como também o valor final daquela negociação.

O que acontece também é que apenas por ter juros, muita gente acha que ele já é abusivo. E muitos acreditam ainda ser uma tarefa fácil definir se estes juros cobrados são abusivos ou não. É que o cálculo é complexo e leva em conta vários fatores. O coordenador do Procon de Pará de Minas disse ao Portal GRNEWS que ainda que não há uma legislação específica sobre o assunto:


Bruno Soares de Souza

brunossjurabu1

Para ajudar os consumidores, o Banco Central do Brasil criou a Calculadora do Cidadão, um aplicativo que simula operações do cotidiano financeiro a partir de informações que o próprio usuário fornece. Assim é possível sabe se os juros cobrados são abusivos ou estão de acordo com as regras. Para acessá-la, clique AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!