Eduardo Barbosa participa de lançamento do Programa Vida Saudável na Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

O deputado federal Eduardo Barbosa participou na quarta-feira, 6 de novembro, do lançamento do programa Vida Saudável na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, no Ministério da Cidadania. A iniciativa tem como propósito levar qualidade de vida e promover o envelhecimento saudável e ativo a idosos em todo o país.

O Programa vai oferecer aos municípios capacitação profissional e kits de materiais para atividades físicas, culturais e de lazer para a população idosa. Os kits contam com itens como tapetes fitness, cordas de ginástica, caixa de som, jogos, entre outros.

Clarice Castro/Ministério da Cidadania

Eduardo Barbosa destacou que foi o Presidente da Comissão Especial que analisou o PL nº 3.561/97, que se transformou na Lei n° 10.741, de 2003, que instituiu o Estatuto do Idoso, e então a questão do idoso sempre foi muito presente na sua trajetória política.

“Além da prática do esporte, que é tão importante para a saúde da pessoa idosa, com esse Programa os idosos poderão compartilhar momentos pessoais, podendo ajudar uns aos outros a criarem uma nova lógica para suas vidas”, afirmou o deputado.

De acordo com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, o Programa tem o objetivo de promover o protagonismo da população acima dos 60 anos. “Esse Programa é para estimular não só o idoso, mas também os municípios a criarem políticas para eles, principalmente nessa área de atividade física, de inclusão social e no exercício da cidadania”, avaliou o ministro. “Em nenhum momento do ciclo da vida é tão importante o exercício físico como para os idosos. É a partir daí que eles mantêm a vitalidade dos seus músculos, do funcionamento do organismo, do cérebro. Quem está desenvolvendo atividade física todo dia vive mais”, completou. A expectativa é de que o Programa chegue a 460 municípios.

Clarice Castro/Ministério da Cidadania

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, participou do evento e elogiou a iniciativa do governo federal. “Isso é dignidade para os nossos idosos e com a ampliação desse Programa de Vida Saudável, é um Brasil diferente que estamos construindo”, afirmou.

Os secretários especiais do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, e do Esporte, Décio Brasil, também estiveram no lançamento do programa. Além deles, a secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, e os secretários especiais adjuntos do Esporte, Marco Aurélio Araújo, de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Washington Cerqueira, de Esporte de Alto Rendimento, Emanuel Rego, e de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima, também participaram do evento, assim como as deputadas federais Carmen Zanotto (CIDADANIA-SC), Flávia Moraes (PDT-GO), Greyce Elias (AVANTE-MG) e Geovania de Sá (PSDB-SC).

Inscrição
A adesão ao programa depende de iniciativa das prefeituras, que devem indicar o número de núcleos que pretendem implantar, o setor que ficará responsável pela coordenação do programa e disponibilizar profissionais de educação física para o desenvolvimento das atividades. Os municípios devem garantir, ainda, que o programa seja ofertado à população por pelo menos 14 meses. Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Cidadania

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!