Pará de Minas inicia campanha de vacinação contra o Sarampo e Dia D será em 19 de outubro

Começou nesta segunda-feira, 7 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar 39 milhões de brasileiros.

O Sarampo se manifesta em até cinco dias e entre os sintomas estão manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que em seguida se espalham pelo corpo. Além disso, há febre, especialmente nas crianças menores de cinco anos.

Até agora o país registrou 5.404 casos da doença com seis mortes. Quatro delas de pacientes menores de um ano de idade.

Em Minas Gerais, nos nove primeiros meses do ano, estão confirmados 34 casos de sarampo e há 1.348 notificações da doença em 206 municípios. Deste total, 624 continuam em investigação e 694 foram descartados.

A campanha de imunização foi dividida em duas etapas, sendo a primeira até o fim deste mês. As crianças serão as primeiras, já que a estimativa de não vacinadas no estado gira em torno de 770 mil, tendo idade entre seis meses e menores de cinco anos, como explica a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Regina da Silva:

Érica Regina da Silva
ericasarampo20191


É importante frisar que a campanha nacional é um reforço para que todas as pessoas se conscientizem que a vacina é a única forma de prevenção contra a doença. Para que todos fiquem imunes ao Sarampo, o Ministério da Saúde adquiriu em 2019, mais de 60 milhões de doses da tríplice viral, que protege contra o Sarampo, Caxumba e também Rubéola.

Mesmo quem não é público alvo da campanha pode ir às unidades básicas de saúde e se vacinar. Pra isso é importante não esquecer o cartão de vacinação:

Érica Regina da Silva
ericasarampo20192

A segunda etapa da vacinação contra o sarampo acontece entre os dias 18 e 30 de novembro, tendo como público alvo pessoas com idades entre 20 e 29 anos. O dia D de imunização da fase 2 acontecerá no dia 30 de novembro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!