Prefeito define servidoras para reativar unidade do INCRA em Pará de Minas
A unidade do INCRA funcionou em Pará de Minas por um bom tempo. Mas quando assumiu a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, o biólogo José Hermano de Oliveira Franco, constatou que não dava mais para continuar prestando o serviço, que há época era regional. Com a retomada atenderá somente a população paraminense.
Ao Portal GRNEWS ele disse que naquele momento não havia equipe suficiente e que a qualidade do serviço ofertado pelo INCRA deixava a desejar, não atendendo as expectativas dos cidadãos paraminenses, especialmente dos pequenos produtores rurais.
Por essa razão decidiu que era melhor fechar a unidade do INCRA, do que prestar um serviço precário. O objetivo desde o início era promover uma reestruturação, contratar mais pessoas e consequentemente retomar as atividades.
O tempo passou e esse processo está próximo de ser concluído. Servidoras da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente estiveram no mês de julho no Município de Varginha, no Sul de Minas Gerais, onde participaram de um curso. Esta foi uma das últimas etapas a serem cumpridas para obter novo credenciamento junto ao Governo Federal para reativar em Pará de Minas a unidade do INCRA.
O secretário José Hermano de Oliveira Franco sabe que esse serviço é muito importante para os pequenos produtores rurais, que nem sempre tem as informações necessárias e condições de se deslocarem até outra cidade, mesmo que seja perto, em busca de serviços do INCRA:
José Hermano de Oliveira Franco
josehermanoincra01
Outro passo no sentido de reativação acaba de ser dado com a publicação da Portaria Nº 20.138/2022, assinada pelo prefeito Elias Diniz (PSD) e datada de 2 de setembro de 2022.
O Portal GRNEWS teve acesso ao documento que define a designação de servidoras para serem responsáveis pela Unidade Municipal de Cadastramento (UMC/INCRA) no Município de Pará de Minas.
Foram nomeadas Fernanda Cristina Barbosa, ocupante do cargo comissionado de Diretora de Agronegócio e Desenvolvimento Rural e, Ingrid Oliveira Rodrigues, que ocupa o cargo comissionado de Chefe de Agropecuária, para auxiliarem a Unidade Municipal de Cadastramento no município objetivando integrar a rede do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) em conformidade com o Termo de Cooperação Técnica firmado com a 6ª Superintendência Regional do INCRA (SR.06/MG).
A Portaria foi publicada em 6 de setembro e entrou em vigor imediatamente. Mesmo com o processo avançado, ainda não se sabe quando efetivamente será reinaugurada a unidade do INCRA em Pará de Minas. Mas já se sabe que a unidade do INCRA funcionará na sede da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, no bairro Santos Dumont, em Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.