Vacinação contra Covid-19 em idosos entre 85 e 89 anos que começa nesta segunda; veja a programação
Terá início no dia 8 de março a vacinação dos idosos com idade entre 85 e 89 anos em Pará de Minas. Após receber nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde, com 250 doses da CoronaVac e 750 da AstraZeneca, o intuito é imunizar todas as pessoas desta faixa etária na cidade.
Todos os idosos com 90 ou mais já receberam a primeira dose da vacina e agora inicia a próxima fase, da segunda dose.
Já os idosos entre 85 e 89 anos precisam se cadastrar no 0800 940 940 2, se não tiverem uma unidade de saúde no bairro onde residem. O cadastro é para agendamento da vacinação que acontece entre os dias 8 e 12 de março.
Os pacientes acamados serão imunizados em casa e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato informando a data e horário da vacinação.
Já o idoso que consegue se locomover bem será vacinado no drive-thru, onde a pessoa ficará dentro do veículo e o profissional de saúde aplica a injeção. Os profissionais estarão no Automóvel Clube, localizado no bairro São José, e também no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no Senador Valadares, entre 8 e 15 horas. É preciso levar um documento de identificação com foto e o cartão de vacina.
Mas a novidade tem gerado dúvidas, especialmente dos familiares destes idosos que receberão a vacina na próxima semana. O Portal GRNEWS recebeu algumas manifestações e entre as principais, sobre como será a imunização.
Em cada dia da semana está programada uma idade para a vacinação, como explica a coordenadora de imunização, Érica Regina da Silva:
Érica Regina da Silva
ericarsvac851
Lembra ainda que só o idoso cadastrado será vacinado, para impedir que pessoas de outros municípios furem a fila na cidade:
Érica Regina da Silva
ericarsvac852
Mas e quem não tiver veículo para ir até um dos locais da vacinação? A coordenadora explica que quem estiver sem veículo também será imunizado e um espaço para estas pessoas será reservado nos locais de vacinação:
Érica Regina da Silva
ericarsvac853
Muitos tem questionado ainda o motivo da vacinação não acontecer nas unidades básicas de saúde, como é em todas as campanhas. Além de ser mais fácil concentrar os esforços em dois locais já que a remessa é pequena, há uma estratégia para evitar perder doses da vacina:
Érica Regina da Silva
ericarsvac854
Veja a programação.
8 de março: idosos com 89 anos
9 de março: idosos com 88 anos
10 de março: idosos com 87 anos
11 de março: idosos com 86 anos
12 de março: idosos com 85 anos
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.