Campanha Janeiro Branco promove discussão sobre saúde mental e bem-estar
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão, transtorno mental frequente que atingir todas as faixas etárias, raças e classes sociais. A doença é a principal causa da incapacidade das pessoas em conviverem bem umas com as outras e até com elas mesmas.
Com o objetivo de colocar o tema Saúde Mental em foco no mundo inteiro, acontece no primeiro mês do ano o Janeiro Branco. Uma campanha que visa convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e se elas conhecem a si mesmas.
Em todo o país as secretarias de saúde têm realizado ações para alertar as pessoas da importância de conversar com outras sobre seus problemas, tirar um tempo para fazer o que gosta e assim cuidar da saúde mental. A psicóloga Marina Saraiva falou sobre o assunto ao Portal GRNEWS e explica o motivo de escolher janeiro como o mês de cuidar da saúde da mente:
Marina Saraiva
marinasaraivajanbran1
Dedicar um tempo do dia para fazer o que se gosta é uma das dicas da psicóloga mas antes de qualquer coisa é preciso conhecer os gostos e as preferências.
Muitas pessoas têm na falta de tempo uma desculpa para não cuidar de si, e Marina Saraiva é enfática ao dizer que todo mundo têm as mesmas 24 horas e tem gente que sabe aproveitar:
Marina Saraiva
marinasaraivajanbran2
Em Pará de Minas todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Policlínica oferecem atendimento psicológico e neste mês de janeiro as ações serão intensificadas:
Marina Saraiva
marinasaraivajanbran3
A Secretaria Municipal de Saúde oferece serviços de saúde mental no CERSAM, localizado na Avenida Presidente Vargas, 350; no CAPS AD, que fica na Rua Santa Quitéria, bairro São Vicente de Paula; no Centro de Convivência e Cultura Caminho da Esperança, na Rua Joaquim Peregrino, bairro Nossa Senhora de Lourdes; Ambulatório Psicológico infanto-juvenil e adulto localizado na Policlínica; e no Ambulatório Psiquiátrico infanto-juvenil e adulto no CASMUC.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.