Dezembro Vermelho alerta para prevenção ao HIV e IST; casos em Pará de Minas são subnotificados
A campanha Dezembro Vermelho foi criada com objetivo de chamar a atenção e conscientizar as pessoas sobre as formas de transmissão do vírus HIV e do tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As ações realizadas durante este mês ainda simbolizam a luta pelo fim do preconceito contra as pessoas portadoras do vírus e àquelas que desenvolveram a AIDS.
Em Pará de Minas, a Referência Técnica em Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Maria de Lourdes Liguori, destaca a importância da campanha Dezembro Vermelho para conscientizar sobre o combate ao HIV, alertando que as pessoas devem se cuidar para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs):
Maria de Lourdes Liguori
istlourdinha1
A profissional de saúde afirma que muitas dessas Infecções Sexualmente Transmissíveis são silenciosas, o que reforça a necessidade da testagem disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS):
Maria de Lourdes Liguori
istlourdinha2
O Portal da Vigilância em Saúde, atualizado pelo Ministério da Saúde, contém dados sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis no Brasil. Mas, no Município de Pará de Minas os casos ainda são subnotificados. A ampliação da testagem poderia mudar esse cenário:
Maria de Lourdes Liguori
istlourdinha3
Ela cita ainda que o PrEP, que é a Profilaxia Pré-Exposição, é uma das maneiras de prevenção ao HIV. Trata-se da ingestão de comprimidos antes da relação sexual, permitindo que o organismo se prepare para enfrentar um possível contato com o vírus. Mas, não é uma abordagem indicada para todos os casos:
Maria de Lourdes Liguori
istlourdinha4
Este mês foi escolhido pelo Ministério da Saúde para esta campanha, em razão da data que marca o o Dia Mundial de Combate à AIDS, lembrado anualmente em 1º de dezembro.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.