Pará de Minas cumpre meta de vacinação contra Sarampo e realizará segunda etapa em novembro

O Brasil bateu a meta de vacinação de sarampo em 2019 com cobertura de 95% em crianças de um ano. Quatorze estados, incluindo Minas Gerais, também atingiram a meta proposta, que tem o objetivo de evitar a doença que já matou 14 pessoas nos últimos três meses no país.

Em Minas Gerais foram confirmados 74 casos da doença e outros 1.688 continuam em análise em 229 municípios.

Como a vacina é a única forma de prevenção à doença, foi realizada de 7 a 25 de outubro em todo o país uma campanha voltada a crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Dados do Ministério da Saúde revelam que, sendo que o último levantamento foi fechado em 19 de agosto de 2019, em Pará de Minas foram aplicadas 31.129 doses da vacina. Até o dia 3 de outubro, a cobertura vacinal na cidade era de 71,13%. Porém números atualizados ainda não foram repassados ao governo federal, daí a expectativa para que o município já tenha batido a meta de 95% de imunização proposta pelo Ministério.

Os números de 2019, mesmo que o ano ainda não tenha terminado, são bem melhores que os dos anos anteriores. Em 2018, foram aplicadas em Pará de Minas, 29.698 doses da vacina; e em 2017, 24.850 pessoas foram imunizadas contra a doença.

O secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty pede que a população vá às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e se imunize. Mesmo tendo cumprido a meta em Pará de Minas, ele ressalta que todos os postos possuem estoque da vacina e há doses para todos durante o ano inteiro:

Wagner Magesty
wagnermagestysarampo1

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece de 18 a 30 de novembro. Desta vez devem se imunizar jovens entre 20 e 29 anos. O Dia D de Mobilização será no último dia de campanha.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!