CCZ realiza castração de animais e vereador incentiva campanha para adoção de cães

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Desde janeiro deste ano, está em execução em Pará de Minas o Programa para Controle Populacional de Cães e Gatos. Após firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio da Comarca de Pará de Minas e Ama Pangéia, a prefeitura realiza desde julho o recolhimento de animais de rua, castração e implantação de chip para rastreamento.

Antes foi criada uma sala de cirurgia no Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis (CCZ) e inicialmente os animais que estão no local passam pelo programa. Em seguida, serão os de rua nesta etapa de castração.

Segundo estimativas da própria Prefeitura, cerca de 13 mil cães e gatos estão soltos nas ruas da cidade. Isso, além de aumentar a população animal se não forem castrados, é considerado também um problema de saúde pública, já que estes cães e gatos podem contrair doenças e passá-las aos humanos.

Após um período de testes e compra de materiais para o programa, ele retornou nesta semana.

Quem acompanha de perto a situação é o vereador Daniel de Melo Oliveira (SD). Atualmente o CCZ possui 100 cães, a maioria já castrado, microchipado e vacinado. Agora é a vez da população ajudar adotando estes animais:

Daniel de Melo Oliveira
danielmelocastadocao1


No TAC firmado, o CCZ é obrigado a castrar 20 cães e cinco gatos semanalmente e fazer uma feira de adoção para que os animais que ficam no local ganhem uma nova casa. Por isso é importante a doação, para que os animais que vivem nas ruas possam ser levados para o CCZ:

Daniel de Melo Oliveira
danielmelocastadocao2


O vereador ressaltou que cães e gatos que moram nas ruas podem passar doenças aos humanos. Daí a necessidade de cumprir o TAC, e a população, ao invés de comprar, adotar os cães que moram no CCZ:

Daniel de Melo Oliveira
danielmelocastadocao3

O CCZ de Pará de Minas está localizado na Estrada dos Costas, e fica aberto em horário comercial. Quem quiser adotar um cãozinho pode ir ao local munido dos documentos pessoais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!