Curso de gestão gratuito capacita coordenadores de comunidades terapêuticas de Pará de Minas e região
Durante oito meses coordenadores de cinco comunidades terapêuticas de Pará de Minas e de outros municípios da região participaram de um curso de capacitação para gestão destes locais. Esta profissionalização é exigida por lei, mas antes era realizada em outras cidades. Além de pagar pela capacitação os coordenadores ainda custeavam o transporte.
Desde 2017 o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) tenta realizar o curso na cidade, para que todos os interessados pudessem fazer. No ano passado conseguiram e nesta quinta-feira, 6 de junho, os participantes receberam o certificado de conclusão.
Agora eles estão aptos a liderar as comunidades, pois foram capacitados em todas as áreas, da parte legal ao tratamento, medicação e saúde.
Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Vilson Antônio dos Santos, o curso na cidade foi um avanço por ter qualificado todos os coordenadores:
Vilson Antônio dos Santos
vilsoncapacitacaocomunidades
O curso foi realizado em parceira com a Faculdade de Pará de Minas (Fapam), que além de disponibilizar os professores, contratou profissionais de outras áreas para que os participantes aprendessem tudo que se refere à gestão destas comunidades, como explica o coordenador Reinaldo Galvão:
Reinaldo Galvão
reinaldocapacitacaocomunidades
Fabrício Dias Campos é coordenador da Comunidade Terapêutica Divina Misericórdia que hoje conta com 40 internos. Para ele a integração entre as clínicas, poder público e COMAD auxilia o tratamento desenvolvido:
Fabrício Dias Campos
fabriciocapacitacaocomunidades
Antes os coordenadores das comunidades da região precisavam viajar até Campinas, interior de São Paulo, para fazer o curso que é obrigatório. Com a parceria puderam se capacitar gratuitamente em Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.