Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa nesta segunda


Começa nesta segunda-feira, 6 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A meta do Ministério da Saúde é imunizar mais de 11 milhões de crianças com idade entre 1 e 5 anos.

Este público tem mais riscos de contrair as doenças. O Dia D de mobilização está previsto para o sábado 18 de agosto. Nesta data todos os postos de saúde estarão abertos no país.

Este ano a aplicação da dose será feita em todas as crianças dentro da faixa-etária – mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Neste caso, a criança vai receber mais um reforço.

A campanha ocorre em meio a dois surtos de sarampo. Dados do Ministério da Saúde atestam que até o dia 1º de agosto foram registrados 1.053 casos de sarampo, sendo 742 no Amazonas e 280 em Roraima.

Também confirmaram casos de sarampo os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, São Paulo e Rondônia. Em Minas Gerais mais de 60 casos suspeitos de sarampo estão sendo investigados. Especialistas dizem que o fato de as doenças serem diagnosticadas em diferentes regiões mostra a circulação do vírus.

A imunização vai até o dia 31 de agosto e todos os pais e responsáveis devem ficar atentos. O objetivo é evitar que o país tenha um aumento de casos das duas doenças.

Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, afirma que as equipes estão preparadas para imunizar as crianças de 1 a 5 anos em todas as Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas:


Paulo Duarte
campanhacontrasarampopauloduarte1

Em relação a imunização de adultos, os postos de saúde também estão prontos para aplicação das doses. Porém, a campanha será direcionada apenas para as crianças:

Paulo Duarte
campanhacontrasarampopauloduarte2

O Calendário Nacional de Vacinação prevê a vacina de adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância. Eles devem receber duas doses da vacina Tríplice Viral.

Já as pessoas com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. Quem quiser saber a situação deverá procurar a Policlínica portando o cartão de vacina.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!