Estação do Pará Cine Café: obras avançam e novo espaço cultural deve ser inaugurado em agosto

Desde o final de abril quem passa pela Praça Torquato de Almeida, Centro, em Pará de Minas, pode notar um prédio diferente, com ar imponente e que lembra os casarões antigos que contam boa parte da história do município.


A Estação do Pará Cine Café, que por muitos anos foi palco de shows e exibição de filmes, cuja administração retornou para a Prefeitura de Pará de Minas após assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), será utilizado como espaço cultural, situação inédita no município.


Inaugurado em 1913 e desativado em 1988, o prédio foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural. Foi cedido para o município em 1995 e quatro anos depois adquirido pela Prefeitura. Vários empresários, por meio de concessão, utilizaram o local como espaço de lazer, mas infelizmente ao longo dos anos poucas intervenções foram realizadas e quando a Prefeitura reassumiu, uma grande reforma foi projetada para restaurar o local. Janelas, rede elétrica, piso, tudo bem danificado.


Há pouco mais de um mês servidores municipais iniciaram a reforma e também restauração. De longe já é possível ver uma grande mudança: as cores do imóvel. Agora com paredes brancas e detalhes nas janelas e portas em azul, cores que lembram os antigos casarões mineiros, conforme publicado pelo Portal GRNEWS, arrancou muitos elogios dos paraminenses.


Com a crise financeira, a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional não conseguiu recursos suficientes para a reforma, por isso conta com a ajuda de parcerias com a iniciativa privada.


A reforma está bastante adiantada graças ao apoio de empresas de Pará de Minas, como explica o secretário de Cultura Paulo Duarte:


Paulo Duarte
pauloduartereformacine1


O prédio possui elementos arquitetônicos que mostram claramente a transição entre o passado colonial e imperial, além das tecnologias que chegaram à época como as estruturas metálicas. Por ser um imóvel centenário, o cuidado na restauração é para preservar a história:


Paulo Duarte
pauloduartereformacine2


O prédio será transformado em um espaço multiuso. No primeiro andar o setor infantil da Biblioteca Pública Municipal, no segundo piso funcionará uma galeria de artes e onde era o cinema, será a sala áudio visual com workshops, palestras e capacitações.


Ainda não foi definida a data de inauguração, mas a expectativa da Secretaria é que em até dois meses a obra seja entregue.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!