Prefeitura enviará projeto para a Câmara Municipal regulamentando atuação de food trucks em Pará de Minas

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou na última semana de fevereiro mostram que o Brasil fechou 2018 com 12,7 milhões de pessoas desempregadas. Além disso, outros 27,5 milhões estão subutilizados, ou seja, trabalham uma ou duas horas por dia e o que ganham não dá nem para o próprio sustento.

Diante desse cenário de crise que impede a geração de empregos formais, cresce o número de pessoas que buscam alternativas para oferecer o pão de cada dia para seus familiares e muitas vezes encontram uma saída no mercado de trabalho informal.

Um exemplo pode ser notado em Pará de Minas onde o número de food trucks cresceu significativamente. Hoje é possível comprar salgados, sanduíches, bebidas e até sobremesas nestes pontos de vendas.

Enquanto seus proprietários lutam pela sobrevivência, os comerciantes estabelecidos em Pará de Minas que geram empregos e pagam seus impostos reclamam da concorrência desleal que se espalha pela cidade com a onda dos food trucks sem alvará de funcionamento.

A queixa já chegou à administração municipal. Para regulamentar o serviço e fornecer os devidos alvarás para que os food trucks atuem de maneira legal no município, foi elaborado uma projeto definindo normas para a concessão de espaços e funcionamento.

O secretário municipal de Cultura e Comunicação Institucional Paulo Duarte afirma que a matéria foi encaminhada para análise da Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam). O objetivo é redigir um documento final com o aval dos comerciantes, para que facilite o processo de discussão e votação entre os vereadores:


Paulo Duarte
paulofood1

Entre os pontos de destaque do projeto de regulamentação dos food trucks constam a delimitação de quais espaços públicos eles poderão ocupar e os critérios de concessão por meio de licitação:

Paulo Duarte
paulofood2

Outro fator importante previsto no projeto a ser enviado para a Câmara Municipal é o funcionamento dos food trucks em horários alternativos ao comércio, para que ninguém saia prejudicado:

Paulo Duarte
paulofood3

A matéria visa regulamentar toda e qualquer atividade ambulante no município, não apenas os veículos utilizados para a comercialização de alimentos. Porém, o foco maior está relacionado aos food trucks:

Paulo Duarte
paulofood4

O secretário Paulo Duarte não precisou quando o projeto que visa regulamentar a atuação dos food trucks em Pará de Minas será enviado para a Câmara Municipal. A expectativa é que não demore. Após o parecer da Ascipam, caso haja alguma ressalva será, a gestão municipal analisará os questionamentos e depois será elaborado o texto final a ser encaminhado aos vereadores.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!