Agentes realizam mutirão de combate a Dengue no Serra Verde com base em dados de pesquisa da Fiocruz

No sábado, 7 de dezembro, a equipe de agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizará novo mutirão de combate a Dengue no bairro Serra Verde em Pará de Minas. A novidade é que o trabalho será realizado com base nos resultados obtidos por pesquisadores da Fiocruz e do Ministério da Saúde em residências que receberam armadilhas para captura do Aedes aegypti.

O Município de Pará de Minas foi escolhido entre 853 cidades mineiras para sediar um projeto do Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e custeado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O objetivo é avaliar novos métodos de vigilância e controle do Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da Dengue, Zika e Febre Chikungunya.

A previsão inicial dos pesquisadores é que o estudo terá duração aproximada de 15 meses e profissionais dos três órgãos estarão frequentemente no município para coletar dados e analisar os números.

Os agentes de combate a endemias instalarem as armadilhas em cerca de 1.200 residências selecionadas. Os primeiros resultados já começam a pautar a atuação do município no combate ao mosquito transmissor da Dengue e outras doenças.

Um exemplo é a aplicação de nova metodologia durante o mutirão de combate a Dengue que será realizado no sábado (7), no bairro Serra Verde. O gerente de combate a endemias Adaílton Antônio Moreira afirma que a ação será pautado por resultados que mostraram volume expressivos de ovos do Aedes aegypti em armadilhas de diversas residências:


Adailton Antônio Moreira
adailtonserraverde1

Durante o mutirão os agentes recolhem qualquer tipo de material que possa acumular água. O caminhão passa mais de uma vez em cada rua, é importante que os moradores colaborem e coloquem do lado de fora de suas casas os materiais descartáveis. Além disso, os agentes entrarão nos imóveis para fazer vistorias em busca de focos do mosquito:

Adailton Antônio Moreira
adailtonserraverde2

O mutirão de combate a Dengue será realizado no sábado, 7 de dezembro, entre 8 e 13 horas. É preciso colocar os materiais inservíveis na porta de casa para que o caminhão recolha e leve para a destinação correta destes entulhos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!