Setor agropecuário otimista com o início do período chuvoso para baixar preços e exportar mais

O agronegócio brasileiro é referência no exterior. A expectativa é que em 2021 seja alcançado recorde histórico de exportações, com estimativa de US$ 100 bilhões em produtos exportados especialmente para países asiáticos.

Com o mercado internacional aquecido os produtores rurais enfim podem respirar um pouco mais aliviados, após tantos anos de perdas. Mesmo assim uma preocupação é constante entre eles: a falta de chuvas.

E pelo visto a situação deve melhorar afinal teve início o período chuvoso na maior parte do país. Na região de Pará de Minas por exemplo, as chuvas começaram na semana passada e a expectativa é grande quanto a continuação, para encher os reservatórios e não tornar a produção ainda mais cara. Afinal, sem água a energia elétrica sobe consideravelmente.

O Portal GRNEWS ouviu agropecuarista Milton Guimarães que está otimista para os próximos meses. Mesmo tendo consciência que o preço dos alimentos está alto, ele sabe que as prateleiras estão cheias e o produtor brasileiro tem conseguido atender a demanda:


Milton Guimarães

miltonguimagrone202111

O agronegócio é responsável por 30% da economia brasileira, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em relação a 2020, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), houve alta de 5,35% no primeiro semestre deste ano. O agronegócio primário, que compreende a produção rural em si, continua se destacando.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!