Secretaria de Estado desabilita leitos de Covid-19 na região Oeste, mas mantém abertas as vagas no HNSC

Os números diários confirmados de Covid-19 têm diminuído ao longo das semanas na maioria dos estados brasileiros. Em Minas Gerais os dados também são favoráveis e com isto a Secretaria de Estado de Saúde (SES) decidiu desativar 130 leitos para tratamento exclusivo contra a Covid-19 na macrorregião Oeste, da qual Pará de Minas faz parte.

A decisão foi motivada pela baixa taxa de ocupação nos leitos, mantendo uma média de 40% e a onda verde na macrorregião.

Com a alteração, a macrorregião Oeste, que tem população estimada em 1,2 milhão de habitantes, ficará com 169 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 266 de Enfermaria para os moradores dos 54 municípios.

Foram desativados 7 leitos de UTI e 10 de Enfermaria nos dois hospitais de Formiga; na Santa Casa de Campo Belo são três leitos de UTI; na Santa Casa de Santo Antônio do Monte 10 leitos de UTI e outros 10 de Enfermaria; no Complexo de Saúde São João de Deus em Divinópolis são oito leitos de unidade de terapia intensiva e 10 de Enfermaria; no hospital de Lagoa da Prata são 10 de UTI; e seis leitos na Santa Casa de Itaguara, seis na Santa Casa de Misericórdia de Itapecerica, 10 no Hospital Carlos Chagas de Candeias, 10 no Hospital Municipal Santo Antônio de Cristais e 10 no Hospital Nossa Senhora Aparecida de Luz.

Pará de Minas não foi incluída entre as unidades de saúde com desativação de leitos e o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) manteve o número de leitos exclusivos de Covid-19, como contou o secretário municipal de Saúde Wagner Magesty. Ele participou do Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube:


Wagner Magesty

wagmagleihn1

Diante dos números atuais, Wagner Magesty acredita que alguns leitos serão desativados em Pará de Minas nas próximas semanas:

Wagner Magesty
wagmagleihn2

O secretário explicou ainda como funciona o pagamento para o HNSC destes leitos exclusivos de Covid-19:

Wagner Magesty
wagmagleihn3

Há oito semanas a macrorregião Oeste está na onda verde do Minas Consciente. O Portal GRNEWS teve acesso aos resultados dos indicadores, que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) analisa para classificar as fases das macro e microrregiões. Infelizmente a microrregião de Pará de Minas teve aumento na variação de positividade da doença e também na taxa de incidência, sendo 38% e 63% respectivamente. Também está em alerta para a SES a incidência de confirmados com o novo coronavírus, positividade atual e número de internações na UTI. A análise deve continuar nos próximos dias para avaliação da fase do Minas Consciente.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!