Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro ignora e desrespeita o STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, declarou nesta segunda-feira (4) que o ex-presidente Jair Bolsonaro continua “ignorando e desrespeitando” a Corte. Essa conclusão foi o principal motivo para a decisão que decretou a prisão domiciliar de Bolsonaro. A medida foi tomada após o ministro constatar que o ex-presidente violou a proibição de utilizar as redes sociais, mesmo por meio de perfis de terceiros, durante atos de apoio que ocorreram em todo o país no domingo (3).

Em sua decisão, Moraes afirmou que, ao desconsiderar as determinações do STF, o réu demonstrou uma “reincidência delitiva”. O ministro destacou que a conduta de Bolsonaro em produzir e divulgar material em redes sociais por intermédio de seus filhos e apoiadores teve um claro objetivo de “obstrução de Justiça”, incentivando ataques ao Supremo e apoiando a “intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.

Entenda a investigação e as medidas cautelares
A decisão de Moraes é uma resposta direta ao descumprimento de medidas cautelares impostas no mês anterior, que incluíam o uso de tornozeleira eletrônica e a restrição de uso de redes sociais. O ministro apontou que Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro publicaram em seus perfis mensagens de agradecimento do pai aos seus apoiadores, configurando uma violação das restrições.

As investigações estão ligadas a um inquérito em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é suspeito de trabalhar junto ao governo de Donald Trump para promover retaliações contra o governo brasileiro e ministros do STF. Além disso, Jair Bolsonaro é investigado por transferir recursos via Pix para seu filho no exterior e também é réu na ação penal que apura a trama golpista. O julgamento deste caso está previsto para setembro. Com informações da Agência Brasil

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!