Som em fones de ouvido pode corresponder a de uma turbina de avião e casos de surdez aumentam em Pará de Minas

Até alguns anos as pessoas começavam a perder audição cada vez mais tarde, na maioria dos casos a partir dos 60 anos, agora é comum crianças e adolescentes com problemas para ouvir. O motivo: a tecnologia cada vez mais presente na vida de todo mundo.

É natural atualmente ouvir música, assistir séries e filmes, no celular e com fones de ouvido. E é aí que está o problema. O volume muito alto nestes aparelhos tem causado surdez em crianças, adolescentes e jovens.

Estima-se que mais de um bilhão de jovens no mundo poderão ter problemas auditivos devido à exposição prolongada e excessiva a sons muito altos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma ainda que atualmente 466 milhões de pessoas no mundo já prejudicaram a audição e o número deve crescer para 900 milhões até 2050.

A surdez é considerada a quarta na lista de doenças em todo o mundo. É ainda a primeira deficiência que mais impacta na qualidade de vida da população, mais até que a visual e de locomoção.

Este aumento no número de casos é sentido também no consultório do otorrinolaringologista Jayson Peixoto Machado. Ele disse a reportagem do Portal GRNEWS que o som produzido por alguns fones de ouvido é correspondente ao de uma turbina de avião. Acrescente que recentemente ele atendeu casos de crianças e adolescentes que já perderam 35% da audição e a situação é preocupante:


Jayson Peixoto Machado
jaysonmachadosurdez1

O médico especialista lembra ainda que não existe cura para este tipo de perda auditiva:

Jayson Peixoto Machado
jaysonmachadosurdez2

Mas qual o volume adequado? Há um recomendável para evitar a perda de audição? Jayson Peixoto explica como os pais e até mesmo crianças e adolescentes devem proceder:

Jayson Peixoto Machado
jaysonmachadosurdez3

A perda da audição é gradativa e o paciente consegue perceber algumas mudanças por causados sintomas que são aparentes. É importante ainda procurar um profissional logo no primeiro sinal:

Jayson Peixoto Machado
jaysonmachadosurdez4

Uma curiosidade que muita gente desconhece: o uso do cotonete também pode causar perda auditiva. As hastes podem machucar o ouvido, causando cortes nos canais auditivos, perfurar os tímpanos e deslocar ossos do ouvido. Além da surdez, o usá-lo pode causar tonturas e empurrar a cera do ouvido pra dentro dele, o que também ocasiona graves problemas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!