Morango do Amor pode ser perigoso para a saúde bucal, alerta conselho de odontologia
Popular nas redes sociais, o “morango do amor”, um doce de morango envolto em uma casca de caramelo, pode ser um risco para a saúde bucal. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um alerta sobre os perigos de consumir o alimento, que é duro e pegajoso. O consumo pode resultar em fraturas dentárias, danos a próteses, lentes e aparelhos ortodônticos. O CFO reforçou que vários vídeos de pessoas que se machucaram ao comer o doce viralizaram na internet.
Para evitar acidentes, o conselho orienta a não morder as partes mais grossas do caramelo. A recomendação é usar os dentes molares (os dentes de trás), que são mais fortes, para mastigar. No entanto, o ideal é usar uma faca para quebrar a casca caramelizada em pedaços pequenos, minimizando os riscos de danos.
Cuidados essenciais para evitar cáries
Além dos riscos de fraturas, o alto teor de açúcar do doce representa um perigo de cáries. O CFO lembra que as cáries são causadas pelo acúmulo de biofilme e pela ingestão frequente de açúcares. Para prevenir o problema, a recomendação é escovar os dentes logo após comer o “morango do amor”, dando atenção especial à limpeza interdental, para remover todo o resíduo do caramelo que fica grudado.
O conselho ainda ressalta que pacientes com facetas, próteses ou aparelhos ortodônticos devem evitar alimentos duros e pegajosos, como o doce. O consumo pode causar danos irreversíveis aos dispositivos, que podem se soltar e até provocar lesões na boca. Nesses casos, o CFO sugere buscar receitas semelhantes sem a camada de caramelo. Em caso de acidente, a orientação é procurar um consultório odontológico para atendimento de urgência. Com informações da Agência Brasil

