Problemas de comportamento causam metade das demissões, revela pesquisa
Problemas de comportamento foram a principal causa de demissões em 2024, respondendo por 50% dos desligamentos, segundo um levantamento do PUCPR Carreiras. A pesquisa, que ouviu estudantes, ex-alunos e empresas, mostrou que as demissões por questões comportamentais superaram as causadas por automação e cortes de custos (ambas com 25%). Esse dado reforça a crescente importância das habilidades interpessoais no ambiente profissional, que são tão ou mais valorizadas que as competências técnicas.
Segundo a coordenadora Luciana Mariano, o mercado atual exige profissionais que combinem o conhecimento técnico com a capacidade de conviver bem com os colegas. Ela explica que uma única pessoa com atitudes negativas pode prejudicar o desempenho de toda a equipe. “Mais do que dominar ferramentas ou processos, é preciso desenvolver inteligência emocional, empatia, respeito e responsabilidade nas relações”, afirma.
Habilidades valorizadas e a busca por aprendizado
A pesquisa também identificou as competências mais valorizadas pelas empresas. A comunicação oral (11,46%), o planejamento (10,73%) e a solução de problemas (10,18%) lideram a lista. A gestão de conflitos e a comunicação escrita também se destacaram. Em comparação com 2021, houve uma mudança de prioridade, e a solução de problemas passou a ser a habilidade mais buscada.
O estudo aponta que 76% dos entrevistados estão investindo em novos conhecimentos, o que demonstra uma atitude proativa para se manterem atualizados e competitivos. Além disso, 16,32% das empresas priorizam candidatos que demonstram esse interesse. A coordenadora Luciana Mariano ressalta que o aprendizado contínuo é fundamental para se adaptar às rápidas transformações do mercado de trabalho e garantir o crescimento individual e da organização. Com informações da Agência Brasil

