Cai a procura por atendimento nas unidades de saúde e alguns procedimentos eletivos podem ser retomados

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) é possível notar diminuição de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, localizada no bairro Senador Valadares.

Nota-se que as pessoas estão com medo de ir até as unidades pelo risco alto de contaminação destes locais, além de muitos evitarem sair de casa quando há recomendações para que fiquem em casa, em isolamento social.

Muitos preferem procurar um médico particular ou até mesmo fazer automedicação, evitando assim correr ainda mais risco. Já outras pessoas dizem que o atendimento diminuiu por que alguns trabalhadores iam até as UBS’s ou UPA para conseguir um atestado médico, e como muitas empresas haviam paralisado o funcionamento, o documento não foi mais necessário.

Ainda não se sabe o real motivo para a diminuição ou se foi uma junção de vários fatores, mas os números decrescentes foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário Wagner Magesty creditou a baixa procura nos postos e principalmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a investimentos do poder público no sistema de saúde municipal onde as pessoas tem preferido ligar para o Tele COVID ao invés de procurar presencialmente a unidade:

Wagner Magesty
wagnermagestybaixaproc1


Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, alguns procedimentos continuaram sendo realizados, como consultas e cirurgias eletivas. Para evitar que a fila cresça muito durante este período, a Secretaria Municipal de Saúde já tomou algumas providências.

Foi solicitado a cada UBS que envie relatórios onde consta a quantidade pessoas que necessitam de consultas e cirurgias eletivas. Além disso, o risco cirúrgico também foi pedido para adiantar o processo e quando tudo estiver normalizado, os procedimentos sejam realizados:

Wagner Magesty
wagnermagestybaixaproc2

Nos próximos dias a Secretaria Municipal de Saúde deve divulgar uma nota técnica especificando quais procedimentos poderão retornar, mesmo em meio à pandemia. São consultas, exames e cirurgias realizadas tanto em Pará de Minas como em cidades vizinhas através de convênios já firmados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!