Moradores interditam rua no Padre Libério, protestam na porta da prefeitura e prefeito promete solução já

“Solução já!”. Esta frase ecoou pelo Centro de Pará de Minas na manhã desta quarta-feira, 4 de março. Cerca de trinta moradores da rua João XXIII, no bairro Padre Libério, foram até a porta da prefeitura mostrar a indignação de todos após as chuvas dos últimos dias. A rua foi interditada pelos próprios moradores que veem a qualquer momento, as casas desabarem.

Para mostrar que a situação está insuportável, eles fecharam a rua com móveis e equipamentos velhos, tijolos, plantas e colocaram os avisos pedindo por solução.

No local, a rede de esgoto estourou e com a chuva intensa o asfalto estufou, quebrando até mesmo a calçada de residências. Em algumas casas, segundo os moradores, é possível ver claramente as trincas, causadas após este problema na rua.

Eles garantem que tentaram conversar com a gestão municipal, mas ninguém os atendia ou dava um posicionamento. O jeito então foi ir ao Centro e manifestar de forma pacífica.

Claudinei Aparecido Gomes é coordenador de casa terapêutica e mora na rua João XXIII. Ele liderou os moradores que conseguiram, enfim, conversar diretamente com o prefeito Elias Diniz (PSD). Espera um posicionamento e uma solução para a rua, que é também perigosa, pois não tem quebra-molas:

Claudinei Aparecido Gomes
claudineiruajoao1


Valdirene Soares Quintino também mora na João XXIII e está indignada com a situação, que segundo ela acontece há anos. Além da rua ter um morro íngreme e sem quebra-molas, causando riscos a todos, quando chove sempre há problemas:

Valdirene Soares Quintino
valdireneruajoao1


A casa da desempregada Maria de Fátima Moreira dos Santos está toda trincada e ela teme que o pior aconteça, principalmente se continuar chovendo:

Maria de Fátima Moreira dos Santos
mariaruajoao1


Como o Município decretou situação de emergência por causa das chuvas, uma das ações é pagar o aluguel de quem tem casa em risco de desabamento. Tatiane Silva de Abreu mora na rua João XXIII e a residência corre este risco. Para evitar o pior, foi morar com parentes até não correr mais perigo. Ela espera que a prefeitura arque com o aluguel da família enquanto uma solução definitiva não é apontada:

Tatiane Silva de Abreu
tatianeruajoao1


Após a manifestação dos moradores na porta da prefeitura, o prefeito Elias Diniz acompanhado de servidores das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura e Assistência e Desenvolvimento Social, além da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) estiveram no local.

Eles conversaram com moradores, avaliaram a estrutura das casas e analisaram a situação da rua. A primeira notícia recebida pelos moradores foi que eles serão isentos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) este ano e alguns serão deslocados para residências alugadas pela prefeitura, pois as casas terão que ser interditadas:

Elias Diniz
eliasdinizruajoao1

Divulgação/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas

A rua continuará interditada pois segundo o prefeito é preciso minimizar os impactos das chuvas. A equipe de engenharia já trabalha em possíveis soluções para os problemas na rua João XXIII:

Elias Diniz
eliasdinizruajoao2


Para o prefeito, as chuvas intensas tem causado estes problemas em Pará de Minas e em outras cidades mineiras:

Elias Diniz
eliasdinizruajoao3

Os moradores que tem direito ao aluguel social deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para ter mais informações e fazer o cadastro. A secretaria está localizada na rua do Acre, nº 84, Centro, e o atendimento é de 8 às 17h. O telefone é o (37) 3233-5900.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!