MG registra quase sete mil casos suspeitos de Dengue; em Pará de Minas já são 136 notificações
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou nesta terça-feira, 4 de fevereiro, mais um Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika em Minas Gerais. Os números são preocupantes, já que iniciamos o segundo mês do ano, e o Estado já registrou 6.988 casos prováveis de dengue. Cinco mortes estão sob investigação e até o momento nenhum óbito foi confirmado para a doença.
Quanto à Febre Chikungunya, já são 131 notificações, sendo que duas foram registradas em gestantes. Já em relação à Zika, são 52 casos suspeitos sendo seis em gestantes.
De acordo com a SES, só em janeiro foram 6.984 casos em Minas Gerais, sendo que em 2018 foram registradas 2.113, e em 2019, 16.173 suspeições.
A Secretaria divulgou ainda os números prováveis em cada cidade mineira. Pará de Minas registrou nas últimas quatro semanas, 136 novos casos suspeitos de Dengue, sendo que a incidência é considerada média por causa da quantidade de habitantes, 93.101 pessoas.
O balanço divulgado mostra que somente na última semana, que corresponde aos dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro, 44 notificações foram feitas. A média total é de três casos por dia só em Pará de Minas.
Nenhum caso de Chikungunya ou Zika vírus foi registrado nas ultimas quatro semanas.
Diante dos números que crescem a cada semana, o alerta é geral para que todos cuidem de suas casas e quintais. Não deixar água acumulada e destinar ao menos 10 minutos da sua semana para fazer uma limpeza em casa, retirando materiais inservíveis que possam acumular água, limpando calhas, tirar água dos vasos de plantas e várias outras ações, que por mínimas que sejam, podem ajudam a eliminar de vez o mosquito Aedes aegypti.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.