Saúde convoca público-alvo para vacinação contra a Meningite C nas Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas

A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas abre nesta sexta-feira (4) a Campanha de Vacinação contra a Meningite C. Estão sendo convocados os trabalhadores das áreas de Saúde e Educação, além do público-alvo de 16 a 30 anos que ainda não se vacinou contra a doença.

A vacina está disponível nas 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. Quem está incluído nestes grupos deve procurar a UBS mais próxima de casa para ser imunizado. A vacina contra a Meningite C é disponibilizada através do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O chamado aos paraminenses para Campanha de Vacinação contra a Meningite C segue recomendação feita pelo Ministério da Saúde. A enfermeira responsável pelo setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Regina da Silva, tem outras informações sobre a campanha:


Érica Regina da Silva
ericavacinameningite1

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a meningite provoca inflamação no cérebro e na medula espinhal. A doença pode ser causada tanto por vírus como bactérias, que atacam as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso. A enfermeira aproveita para alertar sobre as maneiras de transmissão da Meningite C entre pessoas:

Érica Regina da Silva
ericavacinameningite2

O Ministério da Saúde também alerta que os principais sintomas da Meningite C são cansaço, febre alta, dor de cabeça grave e persistente, rigidez do pescoço, náuseas ou vômitos.

Também salienta para a importância de estar atento a dois tipos de sintomas que podem indicar infecções bacterianas: dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Para as crianças menores de um ano de idade, a orientação é observar a presença de inchaço da moleira e choro persistente.

As meningites virais costumam ser mais leves e atingem mais as crianças, mas têm grande potencial de causar surtos. Já as meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente, para evitar sequelas ou morte.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!