Sem dinheiro, Prefeitura de Pará de Minas não conclui obras de reforma do Centro Literário

Em 2016 um antigo sonho dos paraminenses parecia que seria realizado. Colocar em funcionamento o Centro Literário Pedro Nestor. Fundado em 20 de julho de 1902, um grupo de 25 amigos resolveu criar o local para desenvolver a cultura da comunidade, estimulando moral e intelectualmente seus associados. Quase 10 anos depois é que se mudou para sua sede própria na Rua 20 de Setembro, que hoje é chamada de Rua Benedito Valadares. Celebridades e autoridades políticas participaram da grande inauguração.

O prédio demorou dois anos para ser construído e possui elementos arquitetônicos que misturam estilos, como Art Nouveau e Art Déco. Ao longo dos anos o imóvel sofreu algumas adaptações e até reformas indevidas, que o descaracterizaram internamente.


Desde 2001 é tombado pelo Patrimônio Cultural Municipal e em 2004 foi entregue ao Município. Desde então a expectativa é que o Centro Literário seja reformado e volte a ser palco de grandes e importantes eventos na cidade.

Foi aberta licitação e contratada uma empresa para reformar o local, porém a empreiteira declarou falência e abandonou o canteiro de obras. O governo estadual liberou verba de R$ 250 mil para reforma do prédio e o Município investirá R$ 150 mil em contrapartida. Mesmo sem obras, o recurso está assegurado segundo a Prefeitura.

Fato é que muita gente continua cobrando a reforma e por várias vezes foi assunto durante a reunião semanal dos vereadores. Para saber como anda o processo e se a gestão municipal pretende fazer nova licitação, a reportagem do Portal GRNEWS conversou com o prefeito Elias Diniz (PSD). Segundo ele, faltam recursos para reiniciar as obras:


Elias Diniz
eliasdinizcentrolit1

O projeto que está na Prefeitura consta a construção de um salão de eventos, uma galeria para exposição de obras de artes e adaptação com rampas e corrimões para dar acesso à pessoas idosas e com deficiência física.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!