Sem dinheiro, Prefeitura de Pará de Minas não conclui obras de reforma do Centro Literário

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Em 2016 um antigo sonho dos paraminenses parecia que seria realizado. Colocar em funcionamento o Centro Literário Pedro Nestor. Fundado em 20 de julho de 1902, um grupo de 25 amigos resolveu criar o local para desenvolver a cultura da comunidade, estimulando moral e intelectualmente seus associados. Quase 10 anos depois é que se mudou para sua sede própria na Rua 20 de Setembro, que hoje é chamada de Rua Benedito Valadares. Celebridades e autoridades políticas participaram da grande inauguração.

O prédio demorou dois anos para ser construído e possui elementos arquitetônicos que misturam estilos, como Art Nouveau e Art Déco. Ao longo dos anos o imóvel sofreu algumas adaptações e até reformas indevidas, que o descaracterizaram internamente.


Desde 2001 é tombado pelo Patrimônio Cultural Municipal e em 2004 foi entregue ao Município. Desde então a expectativa é que o Centro Literário seja reformado e volte a ser palco de grandes e importantes eventos na cidade.

Foi aberta licitação e contratada uma empresa para reformar o local, porém a empreiteira declarou falência e abandonou o canteiro de obras. O governo estadual liberou verba de R$ 250 mil para reforma do prédio e o Município investirá R$ 150 mil em contrapartida. Mesmo sem obras, o recurso está assegurado segundo a Prefeitura.

Fato é que muita gente continua cobrando a reforma e por várias vezes foi assunto durante a reunião semanal dos vereadores. Para saber como anda o processo e se a gestão municipal pretende fazer nova licitação, a reportagem do Portal GRNEWS conversou com o prefeito Elias Diniz (PSD). Segundo ele, faltam recursos para reiniciar as obras:


Elias Diniz
eliasdinizcentrolit1

O projeto que está na Prefeitura consta a construção de um salão de eventos, uma galeria para exposição de obras de artes e adaptação com rampas e corrimões para dar acesso à pessoas idosas e com deficiência física.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!