Quais cuidados devem ser observados na hora de escolher o melhor azeite para sua alimentação? Nutricionista explica

O azeite de oliva, famoso na cozinha em todo o mundo, além de deixar os alimentos mais saborosos, contribui para o controle do colesterol favorecendo a saúde cardiovascular, é fonte de antioxidantes ajudando a prevenir doenças degenerativas e até o câncer, além ter ação anti-inflamatória e é fonte de vitamina E.

Muitas famílias não deixam de lado o azeite na hora de preparar algum alimento e especialmente na salada, trazendo mais aroma e sabor.

Porém, muita gente se assustou ao ver a notícia que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) suspendeu a comercialização de 33 marcas de azeite de oliva. Após uma operação, ficou constatado que os lotes foram adulterados havendo mistura com óleo de soja e outros óleos de origem desconhecida.

Preocupado em informar aos consumidores os malefícios que esta mistura pode causar na vida do ser humano, a reportagem do Portal GRNEWS conversou com a nutricionista Fernanda Medina que explicou quais problemas podem ocorrer com o uso deste azeite fraudado:

Fernanda Medina
fernandamedinaazeite1


Há vários tipos de azeite disponíveis no mercado atualmente, como o virgem, extra virgem, composto e refinado. Caso o consumidor queira utilizá-lo para alguma função específica, cada um é indicado para um tratamento. Mas e como escolher a melhor opção? A nutricionista dá dicas importantes:

Fernanda Medina
fernandamedinaazeite2

Segundo o MAPA, não existe mais no estoque os lotes adulterados, mas mesmo assim os consumidores devem estar atentos. As marcas que cometeram fraudes foram

Aldeia da Serra;
Barcelona;
Casa Medeiros;
Casalberto;
Conde de Torres;
Dom Gamiero;
Donana (premium);
Flor de Espanha;
Galo de Barcelos;
Imperador;
La Valenciana;
Lisboa;
Malaguenza;
Olivaz;
Oliveiras do Conde;
Olivenza;
One;
Paschoeto;
Porto Real;
Porto Valencia;
Pramesa;
Quinta da Boa Vista;
Rioliva;
San Domingos;
Serra das Oliveiras;
Serra de Montejunto;
Temperatta;
Torezani (premium);
Tradição;
Tradição Brasileira;
Três Pastores;
Vale do Madero;
Vale Fértil.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!