Treinamento na urna eletrônica e colinha evitam filas nos locais de votação, diz chefe do Cartório Eleitoral


No próximo domingo, 7 de outubro, todos os eleitores brasileiros vão as urnas para escolher aqueles que governarão o país durante os próximos quatro anos. Será mais uma grande movimentação da democracia brasileira.

A urna eletrônica utilizada no país é uma das mais avançadas do mundo. Nos últimos pleitos os equipamentos eletrônicos se mostraram muito ágeis e confiáveis, gerando resultados da apuração em questão de horas.

A votação começará às 8 e vai até 17 horas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), nos estados, estão tomando todas as providências para que o pleito seja um sucesso.

Os mesários voluntários já foram devidamente treinados para trabalhar durante o período da votação. As urnas eletrônicas já foram preparadas e receberam as mídias com os nomes, números e fotos dos candidatos.

A expectativa é de que tudo transcorra dentro da normalidade. Às vezes podem ocorrer alguns contratempos que são superados. O que mais compromete a celeridade da votação é a falta de planejamento e preparo dos eleitores.

Em algumas sessões são formadas longas filas porque os eleitores tem dificuldades na hora de votar. Por isso está  uma urna eletrônica foi disponibilizada no Cartório Eleitoral para que os cidadãos pudessem treinar e tirar as dúvidas.

De acordo com Luiz Antônio Gabriel, chefe do Cartório Eleitoral de Pará de Minas, nas últimas eleições foi constatado que algumas pessoas não levaram documentação e sem a colinha com os nomes dos candidatos que irá votar, provocando atrasos na votação:

Luiz Antônio Gabriel
luiz_antonio_gabriel_filas1


Um grande exemplo de cidadania é de um eleitor analfabeto que frequentemente procura o Cartório Eleitoral para treinar o voto na urna eletrônica. Também é importante ficar atento ao horário da votação e não deixar para a última hora:

Luiz Antônio Gabriel
luiz_antonio_gabriel_filas2

O eleitor que não souber onde fica a sessão em que vai votar deverá procurar o Cartório Eleitoral para se informar antes do dia da eleição. O órgão funciona na rua Francisco Sales, nº8 – Centro. As informações também podem ser obtidas no site do TRE.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!